sexta-feira, 25 de março de 2022

Chuva alaga ruas e praça e invade casas e comércios em Lavras da Mangabeira, no Ceará



Uma forte chuva deixou uma praça e ruas alagadas na tarde desta quinta-feira (24) no município de Lavras da Mangabeira, no sul do Ceará. Uma das áreas mais atingidas foi a praça conhecida como Parque do Povo, que ficou coberta pela água.

Em vídeos divulgados nas redes sociais é possível ver a água invadindo casas e alguns estabelecimentos comerciais. Em outras imagens moradores registraram uma correnteza no Rio Salgado, que teve seu nível elevado.

De acordo com o chefe da Defesa Civil da cidade, Mundoca Neto, o nível do Rio Salgado já estava elevado e com a chuva desta quinta-feira subiu ainda mais. Contudo, não chegou a transbordar para a cidade.

Segundo ele, o que causou alagamento nas ruas no entorno do Parque do Povo foi o entupimento das bocas de lobo na rede de esgoto no momento da chuva.

A Defesa Civil está realizando na noite desta quinta-feira (24) a remoção de algumas famílias que moram nas áreas alagadas e também aquelas que moram perto do rio como forma preventiva.


Previsão do tempo

Para esta sexta (25), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que os maiores acumulados de chuva tendem a ocorrer no centro-sul.

No sábado (26), a tendência é que o destaque seja a faixa litorânea, principalmente entre madrugada e manhã.

Ainda conforme a Funceme, em geral, as chuvas esperadas deverão acontecer em virtude de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de um Cavado de Altos Níveis (CAN), que está sobre o Estado da Bahia, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.


Por G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário