terça-feira, 19 de abril de 2022

Celular roubado ou furtado: especialista explica no Bom Dia Ceará o que você deve fazer para bloquear o aparelho



Após ter aparelho celular roubado ou furtado você deve bloquear o IMEI do celular. Com isso, o criminoso vai ficar impedido de conectar as redes móveis, diminuindo as chances de ele revender ou utilizar o aparelho normalmente. Nos três primeiros meses de 2022, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) registrou 6.319 roubos e 2.808 furtos de celulares no Ceará.

O diretor de comunicação da Associação Nacional dos Peritos em Computação Forense, Ismael Júnior, explicou que todo celular tem um registro digital que o torna único e o protege. Trata-se de um número de 15 dígitos que o identifica, conhecido como IMEI (International Mobile Equipment Identity, ou identidade internacional de equipamento móvel).

"O IMEI é como podemos falar que ele fosse um CPF . Todo equipamento celular ele tem um IMEI para cada entrada de chip que ele possui no equipamento. Então, sendo assim, toda vez que você tiver seu celular roubado ou furtado, você tem como passar essas informações para sua operadora de forma que ela utilize aquele teu aparelho de forma que ele não consiga habilitar telefone daquela operadora. Você também pode passar um comunicado junto com a Anatel", explicou.

“É óbvio que alguns padrões do celular vão continuar funcionando acessando a internet, wi-fi, mas as funções junto à operadora naquele momento ele é bloqueado. Você não consegue habilitar esse telefone na operadora”, completou.


Como localizar o Imei e bloquear celular

Para bloquear o telefone em caso de perda ou roubo basta ligar para a operadora e fornecer o código e uma identificação: o bloqueio será imediato.

“É tranquilo. Tem um código você pode usar também pode entrar nas configurações. Como também em ir em asterisco, jogo da velha, 06 e jogo da velha. (*#06#) e aí ele vai aparecer naturalmente para você aqui no celular. Ele tem um código e esse código você vai passar para a sua operadora”, explica o especialista.

Caso você não tenha como passar o IMEI para a operadora, Ismael Júnior, diz que a operadora poderá fazer o bloqueio já que ela conseguiu os seus dados quando foi feita a venda do aparelho.

“Você pode entrar em contato com a sua operadora. Você entra em contato com ela passando suas informações se identificando e dizendo que é o proprietário daquela linha. Ela então vai fazer o bloqueio caso você não esteja com celular já que ele foi furtado ou roubado”, conta.


Cuidados para não ter o celular furtado ou roubado

  • Muita atenção quando você estiver em uma parada de ônibus, por exemplo, ou em outros locais abertos. Você pode chamar atenção do criminoso. Não exponha o seu aparelho celular. Prefira deixá-lo na bolsa ou em uma pasta.

  • Bloqueios digitais são muito importante. Tente sempre ter um segundo fator de identificação para evitar que o ladrão veja os seus dados bancários, e-mail, etc. Como o reconhecimento facial, digital e o código PIN.

  • Evitar colocar o aparelho celular no bolso de trás ou no bolso da frente. Muitos casos de furto acontecem no metrô, trem, ônibus dentre outros. O suspeito acaba esbarrando em você e pega o aparelho celular dentre outros objetos pessoais sem que você perceba.

  • Evitar colocar o celular em cima de mesas de restaurantes ou em outros locais.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário