quinta-feira, 28 de abril de 2022

REAJUSTE SERIA AINDA MAIOR: “VALORES ESTAVAM SUPERIORES A 34%”, DIZ GERENTE DA ENEL

 


Em entrevista ao Jornal Jangadeiro, o gerente de regulação da Enel Ceará, Gustavo Gracia, disse que o reajuste tarifário na conta de energia seria ainda maior do que os quase 25% aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ele esteve na reunião técnica realizada na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) nesta quarta-feira (27).

“Deixamos claro que a Aneel que estabelece as tarifas e o aniversário da Enel Ceará foi dia 22 de abril. Os valores desse reajuste estavam superiores a 34% e todos os esforços foram feitos para chegar ao valor final de 24,88%”, pontuou Gracia.

A empresa foi convocada para explicar o reajuste, o maior do Brasil. Segundo o gerente, as parcelas do reajuste se dividem em: compra de energia, transmissão, encargos setoriais e a parcela da distribuidora, “que representa apenas 25% desse bolo todo”.

Além da concessionária, a reunião envolveu deputados estaduais e representantes de órgãos de defesa do consumidor. O encontro atendeu a uma solicitação do vice-presidente da ALCE, deputado estadual Fernando Santana (PT), que representou o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT).

O parlamentar autorizou que o Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Assembleia integre uma ação civil pública, proposta pelo promotor de justiça do Ministério Público do Ceará, Ricardo Memória, para contestar o reajuste.

Já o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Casa, deputado Fernando Hugo (PSD), propôs a abertura de uma Comissão Suprapartidária para investigar o cumprimento do contrato de concessão da Enel.

O deputado estadual Delegado Cavalcante (PL) defendeu a instauração de uma nova CPI para a investigar o cumprimento do contrato. Ele, que já havia pedido a instauração de uma CPI para investigar irregularidades nos serviços prestados pela Enel em 2019, justificou que problemas na distribuição da energia elétrica pela empresa reiteram a necessidade de uma nova comissão.

O presidente da Associação Cearense de Defesa do Consumidor, Thiago Fujita, confirmou, para esta sexta-feira (29), a realização de uma audiência pública para discutir o aumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário