quarta-feira, 13 de abril de 2022

'Quem não pode não paga' diz prefeito Sarto sobre projeto de taxa do lixo em Fortaleza



O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), anunciou nesta quarta-feira (13) que o projeto que cria a taxa de lixo na capital será apreciada em julho na Câmara Municipal. O gestor municipal disse em entrevista à TV Verdes mares que quem pagará a taxa é quem vai produzir lixo.

"Deverá ser apreciado na câmara em julho deste ano e eu posso dizer quem não vai pagar. Quem não pode, quem vai ser isento é a população de baixa renda e quem vai pagar é quem produz lixo. Nós já temos 21 capitais brasileiras que já cobram a taxa do lixo. A garantia que eu posso dar é que quem não pode não paga", afirmou.

Conforme o prefeito, o aumento das atividades e criação de espaços públicos aumentam a demanda por serviços de coleta de lixo, o que justificaria a cobrança da taxa.

"Existe um porcentual nós temos aí um orçamento de R$ 25 milhões para gastar com o lixo e o crescimento da cidade, se você observar, somente com equipamentos públicos e esses espaços aumentam a produção de lixo", disse.


Bolsas para mestrado e doutorado para professores

Sarto Nogueira também falou sobre as melhorias para os professores da rede municipal de ensino. Ele anunciou a criação de bolsas de 90% para mestrado e doutorado e uma lei que vai proporcionar aos docentes trocas de experiências no exterior.

"Ontem [terça-feira] assinei um decreto que cria uma bolsa para mestrado e doutorado. O município de Fortaleza vai financiar 90% dos cursos de mestrado e dos cursos de doutorado para professores e para as professoras que se habilitem e são quase 1 mil", afirmou.

"Fomos a primeira capital do Brasil a reconhecer o piso do professor. A primeira capital que deu 33,24% para o professor. Sancionei a lei que cria o Professor Sem Fronteira vamos mandar professores para o exterior par ater intercambio na área pedagógica".


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário