quarta-feira, 20 de abril de 2022

Garoto de 3 anos morre após ser liberado 2 vezes de hospital em Itatira, no Ceará; influencer denuncia negligência

 


O garoto João Gabriel, 3 anos, morreu nesta segunda-feira (18) após ser liberado por duas vezes do hospital municipal de Itatira, no interior do Ceará. O irmão do menino, o influencer digital Paulo Henrique, denunciou em uma série de publicações no Instagram que houve negligência. O médico que atendeu a criança foi afastado.

A Delegacia Regional de Canindé disse que notificou o médico e funcionários para serem ouvidos sobre a morte do menino. Após a morte da criança, a Secretaria da Saúde de Itatira divulgou uma nota de pesar e disse que apura o caso. (leia nota na íntegra abaixo)


Saga por atendimento

O influenciador digital irmão do menino descreveu a luta da família em busca de atendimento para o pequeno no Hospital Municipal, no Bairro Lagoa do Mato. Conforme o jovem, o irmão começou a passar mal no domingo (17), com febre e dor na garganta.

"Meu irmão estava com 39 graus de febre, levamos para o hospital no domingo. O médico atendeu, passou uma injeção, ele tomou a injeção e passou uns remédios para a minha mãe comprar e ela comprou. Ele tomou a injeção e nada da febre dele baixar, aí nós levamos para o enfermeiro. O enfermeiro deu um remédio que baixou a febre, ele melhorou mais e nós viemos para casa", afirma o irmão da vítima.

Na madrugada de segunda-feira, a criança teve uma piora em casa e foi levada novamente para a unidade.

"Quando foi 1h da manhã meu irmão começou a gemer, falando de uma dor na barriga, a febre ficando muito alta de novo e nós levamos para o hospital novamente. Chegando lá, o vigia foi chamar o médico, o médico demorou mais de 30 minutos para descer. Ele passou mais duas injeções para o meu irmão, sendo que ele já tinha tomado uma, e a febre dele não baixou, estava em 38,1 graus e o médico mandou a gente vim para casa", disse Paulo Henrique.

Conforme o irmão, a família retornou para casa com João Gabriel, que adormeceu. No mesmo dia, horas depois, o menino acordou pior.

"Quando ele chamou minha mãe ele já estava bem roxinho. Aí minha mãe deu entrada no hospital novamente com ele. Chegou lá o médico botou ele no soro. Quando foi 12h meu irmão começou a passar mal, tentaram reanimar, mas ele morreu", relata o influenciador.

De acordo com o irmão, a família pediu para transferirem a criança para um hospital de Canindé, porém o menino morreu antes de ser transferido.

O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Itatira e com a Secretaria da Saúde da cidade sobre as declarações dadas pelo irmão durante o atendimento da criança, mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta matéria.

A criança será velada nesta terça-feira (19), na Comunidade de Barro Velho. O enterro ocorre no Cemitério da Lagoa do Mato.


Comoção

A morte de João Gabriel comoveu moradores da cidade e de outros estados do país, que acompanham a rede social do irmão dele, com mais de 70 mil seguidores, que divulgou a hastag "justiçaporbiel".

Personalidades também se manifestaram com pedido por justiça pela morte da criança, entre eles a apresentadora Adriane Galisteu, a ex-BBB Ana Paula Renault, a cantora Mara Pavenelly, , entre outros.


Leia a íntegra da nota da Secretaria de Saúde de Itatira:

Lamentamos profundamente o falecimento do nosso João Gabriel Sousa da Silva, o Biel, estudante da rede de ensino de nosso município.

A secretaria de Saúde está tomando todas as providências e medidas para apurar o procedimento de atendimento a criança em nossa rede de saúde. Estamos apurando a conduta do médico e tomaremos todas as medidas cabíveis.

Afastamos temporariamente o médico que fez o atendimento a criança, e estamos acompanhando o caso, para que de forma justa e verdadeira possamos dar uma resposta a família e a nossa sociedade itatirense.

Sabemos que nada vai amenizar a dor da perda de uma criança cheia de vida e querida por todos, nos solidarizamos com a dor dos familiares e estamos buscando todos os meios cabíveis junto a órgãos responsáveis para apurar com exatidão o caso.

A família enlutada, nosso mais fraterno abraço e pêsames.


Por Lena Sena, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário