quarta-feira, 27 de abril de 2022

Defesa Civil e bombeiros realizam visita técnica em açudes da região norte do Ceará


A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros realizam visitas técnicas em açudes da região norte do Ceará para avaliar as condições das estruturas e prevenir danos às comunidades próximas aos reservatórios e aos rios. Já foram vistoriados o açude Ayres de Sousa, conhecido como Jaibaras, em Sobral, como também o açude Taquara, em Cariré e o açude Paulo Sarasate, conhecido como Araras, em Varjota.

De acordo com o tenente Gilvan, representante da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), “o objetivo da vistoria técnica foi preventivo, onde foram verificadas as estruturas, sangradouro, assim como o leito do rio e as condições das comunidades que poderiam ser atingidas. Assim como estreitar esse relacionamento entre as partes, ou seja, Defesa Civil do Estado, Defesa Civil Municipais, de Sobral, Cariré e Varjota e Corpo de Bombeiros de Sobral”, informou.

Os técnicos visitaram os principais pontos dos açudes para só então formular um relatório que será enviado ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e para a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), órgãos responsáveis pela manutenção e monitoramentos dos reservatórios.

O açude Paulo Sarasate, conhecido como Araras, em Varjota, é o maior da região 859 milhões de m³, encontra-se com 94,24% de sua capacidade.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário