quinta-feira, 21 de abril de 2022

Caso João Gabriel: laudo cadavérico deve sair em 10 dias; influencer irmão do menino denuncia negligência médica



A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) deve emitir o laudo cadavérico do menino João Gabriel em dez dias, segundo a Secretaria da Segurança do Ceará. O menino de 3 anos morreu na segunda-feira (18) após ser liberado duas vezes do hospital municipal de Itatira.

Um inquérito foi aberto na Delegacia Regional de Canindé, unidade responsável pelo caso. "A Polícia Civil já vai começar as investigações e o laudo será um incremento", disse a advogada da família Isabel França, nesta quarta. A delegacia notificou o médico e funcionários do hospital para serem ouvidos sobre a morte do menino. Os pais e o irmão da criança serão ouvidos na sexta-feira (22).

O influenciador digital Paulo Henrique, irmão de João, narrou a saga da família em busca de atendimento para o garoto. Em uma série de stories, ele mostrou desde os primeiros atendimentos até o anúncio da morte do menino. O jovem denuncia que houve negligência. (Veja abaixo o relato de Paulo Henrique) O médico que atendeu a criança foi afastado.

"A família foi citada para ser ouvida na sexta-feira e vamos começar a acompanhar as investigações com a Polícia Civil. A gente vai estar em Canindé para as primeiras informações do inquérito, para saber se existe a possibilidade de alguma ação criminal contra a prefeitura, mas antes vamos aguardar o inquérito", afirmou a advogada.

Após a morte da criança, a Secretaria da Saúde de Itatira divulgou uma nota de pesar e disse que apura o caso. (leia nota na íntegra abaixo)

João Gabriel foi sepultado no Cemitério da Lagoa do Mato com a presença de centenas de moradores da região.


Saga por atendimento

O influenciador digital irmão do menino descreveu a luta da família em busca de atendimento para o pequeno no Hospital Municipal, no Bairro Lagoa do Mato. Conforme o jovem, o irmão começou a passar mal no domingo (17), com febre e dor na garganta.

"Meu irmão estava com 39 graus de febre, levamos para o hospital no domingo. O médico atendeu, passou uma injeção, ele tomou a injeção e passou uns remédios para a minha mãe comprar e ela comprou. Ele tomou a injeção e nada da febre dele baixar, aí nós levamos para o enfermeiro. O enfermeiro deu um remédio que baixou a febre, ele melhorou mais e nós viemos para casa", afirma o irmão da vítima.

Na madrugada de segunda-feira, a criança teve uma piora em casa e foi levada novamente para a unidade.

"Quando foi 1h da manhã meu irmão começou a gemer, falando de uma dor na barriga, a febre ficando muito alta de novo e nós levamos para o hospital novamente. Chegando lá, o vigia foi chamar o médico, o médico demorou mais de 30 minutos para descer. Ele passou mais duas injeções para o meu irmão, sendo que ele já tinha tomado uma, e a febre dele não baixou, estava em 38,1 graus e o médico mandou a gente vim para casa", disse Paulo Henrique.

Conforme o irmão, a família retornou para casa com João Gabriel, que adormeceu. No mesmo dia, horas depois, o menino acordou pior.

"Quando ele chamou minha mãe ele já estava bem roxinho. Aí minha mãe deu entrada no hospital novamente com ele. Chegou lá o médico botou ele no soro. Quando foi 12h meu irmão começou a passar mal, tentaram reanimar, mas ele morreu", relata o influenciador.

De acordo com o irmão, a família pediu para transferirem a criança para um hospital de Canindé, porém o menino morreu antes de ser transferido.


Por Lena Sena, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário