quarta-feira, 13 de abril de 2022

Subida ao Horto de Padre Cícero é liberada durante a madrugada na Sexta-feira Santa após dois anos, em Juazeiro do Norte



A tradicional subida ao Horto da estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará, volta a ser possível após dois anos. A visitação nesse período tinha sido restrita em razão da pandemia de Covid-19. A Sexta-feira Santa é uma das datas mais esperadas pelos fiéis para fazer a caminhada a pé para o local, numa extensão de cerca de 2,5 quilômetros. Este ano a subida vai estar liberada a partir das 4h da madrugada desta sexta (15).

Anualmente, a colina do Horto do Padre Cícero recebia cerca de 2 milhões de visitantes, antes da pandemia. Durante a Semana Santa, fiéis de vários estados têm o costume de visitar a estátua do Padre Cícero para fazer orações, pagar promessas ou agradecer graças alcançadas. A expectativa é de que 150 mil pessoas visitem o monumento nos próximos dias.

A presença do público está liberada, mas é preciso seguir as medidas de proteção contra a Covid-19, como, por exemplo, o uso de máscara nos locais fechados, nas igrejas e museus.

“Estamos reabrindo esse movimento da Semana Santa, que tem essa tradição muito bonita das pessoas que sobem em caminhada, em sua maioria, até a colina do Horto na madrugada. Isso é muito bonito porque eles têm essa comparação com o Monte das Oliveiras, o Santo Sepulcro, tem tudo isso que caracteriza a questão da religiosidade”, explicou Francisca Santana, gestora administrativa da Obra Salesiana Horto do Padre Cícero.

A movimentação no local deve aumentar mais ainda na quinta-feira, quando acontece a celebração da Ceia do Senhor e Lava-pés. Após a missa, os portões do Horto fecham às 22 horas, só abrindo às 4h da madrugada na sexta-feira, dia com a expectativa de maior público, com a caminhada liberada.

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte informou também que vai colocar em prática um plano de ação para acompanhar a subida ao Horto, durante a Semana Santa. A Guarda Civil Metropolitana e o Departamento Municipal de Trânsito formarão barreiras e será controlado o tráfego pelos acessos ao santuário

A partir das 19 horas da quinta-feira até as 17 horas da sexta-feira, as equipes atuarão em barreiras físicas e no monitoramento de pontos estratégicos como as subidas, santo sepulcro e a própria colina do Horto. De acordo com decreto municipal, está proibido o consumo, porte ou comercialização de bebidas alcoólicas no local durante o período.


Por Claudiana Mourato, g1


Nenhum comentário:

Postar um comentário