segunda-feira, 11 de julho de 2022

Ceará prevê receita no turismo de R$ 1,6 milhão no primeiro julho sem fortes restrições desde o início da pandemia de Covid: 'expectativa é muito positiva’

 


Diferentes segmentos do turismo no Ceará entram com otimismo na alta estação de julho, primeira desde o início da pandemia sem restrições sanitárias por causa da Covid-19. Com isto, a demanda se espalha entre Fortaleza, Região Metropolitana e as partes leste e oeste do litoral cearense. A expectativa da Secretaria Estadual do Turismo (Setur) é que a receita do setor neste mês chegue a R$ 1,673 milhão, 81% maior que em julho de 2021.

O Ceará segue com medidas de combate ao coronavírus, como a obrigatoriedade do passaporte vacinal com pelo menos duas doses da vacina e a recomendação do uso de máscara em espaços fechados ou abertos com aglomeração. Contudo, o funcionamento de todos os setores segue sem limitação de horário ou capacidade de público reduzida.

A ocupação hoteleira neste mês deve crescer 24,13% em 2022, alcançando taxa de 85,53%, em relação a julho de 2021 (68,90%), segundo a Setur. Já a movimentação na rodoviária de Fortaleza tem uma previsão de 45,58% de crescimento. Os aeroportos de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Jericoacoara e Aracati também devem estar mais movimentados do que no ano passado. Espera-se que mais de 670 mil passageiros passem pelos terminais, representando um crescimento de 40,99%.

O Beach Park, destino turístico famoso no estado, montou uma programação especial para julho. O parque decidiu abrir uma hora mais cedo — iniciando as atividades às 10h, em vez de 11h. “Então, a expectativa é muito positiva com alta ocupação dos nossos hotéis e um público também importante para o mês de julho”, disse Felipe Lima, diretor comercial do parque aquático.

“A expectativa para julho é muito otimista, a gente tem uma média de ocupação nos nossos hotéis prevista em 83%, que é uma ocupação nos patamares pré-pandemia. A gente preparou uma programação de música ao vivo na nossa Vila Azul do Mar [área de restaurantes e lojas] que funciona até as 22h, e temos as lojas da Vila também que vão estar funcionando durante esse horário”, complementou o representante.

O parque, localizado em Aquiraz, na Grande Fortaleza, é conhecido pelos brinquedos aquáticos, mas a expectativa positiva para essas férias levou a organização a pensar em diferentes atrações para os visitantes.

A programação dos diversos espaços dentro do parque inclui shows de pop rock nacional, surf music, samba, samba rock, country, sertanejo, forró das antigas, forró pé-de-serra, R&B, Soul, black music e clássicos do pop rock internacional.

A alta na movimentação de turistas é percebida também no litoral de Fortaleza. A Feirinha da Beira Mar, que ganhou nova estrutura em 2022, percebeu o crescimento do número de visitantes.

“Para julho a expectativa é sempre boa porque os hotéis estão cheios, a cidade está cheia e quem vem também estava ‘preso’. As pessoas estavam esperando por esse momento para poder viajar. Eu já atendi muita gente que falou que a viagem estava programada desde antes da pandemia, mas só conseguiu viajar agora porque não queria vir com restrições”, afirmou Kelly Maria Bezerra, vendedora de castanha e outros produtos no local, que trabalha há 18 anos na Beira Mar de Fortaleza.

Kelly disse ainda que a alta na demanda, inclusive, já era prevista pela responsável pelo box, que aumentou o estoque. “A minha patroa mandou mais produtos esse mês para eu vender. Aqui o movimento, graças a Deus, é bom e ela manda uma vez por semana. Então, dessa vez ela mandou mais”, explicou a vendedora.

O box onde Kelly trabalha vende diferentes produtos, como cachaça, rapadura, bolo de rolo, mas o principal é a castanha. “O restante é complemento, a castanha é o carro principal; a que a gente mais vende é a torrada — com ou sem sal —, aí tem a natural e a assada na brasa, que é feita como antigamente, torrada no tacho”. Ela disse que os turistas preferem a castanha torrada.


Por Samuel Pinusa, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário