quarta-feira, 6 de julho de 2022

PESQUISA CONTRATADA PELO PDT MOSTRA ROBERTO CLÁUDIO DEZ PONTOS À FRENTE DE IZOLDA

 


Pesquisa Quaest contratada pelo PDT Ceará para a eleição deste ano no Estado aponta que o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) tem vantagem de dez pontos sobre a governadora Izolda Cela (PDT) em cenários contra o deputado Capitão Wagner (UB). Os dois disputam internamente o posto de candidato do PDT na eleição deste ano ao Governo do Ceará. 

No cenário em que disputa contra o ex-prefeito, Wagner desponta com 44% dos votos, contra 40% de Roberto Cláudio. Já em uma eventual eleição contra Izolda, o deputado do União Brasil tem 52%, contra 30% da governadora. Levando em consideração a margem de erro, de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, Capitão Wagner e Roberto Cláudio estariam tecnicamente empatados. 

 Na modalidade de pesquisa espontânea, quando não é apresentada ao entrevistado uma relação com os possíveis candidatos, Capitão Wagner possui 6% das intenções, seguido pelo ex-governador Camilo Santana (PT), com 3%. Izolda Cela e Roberto Cláudio estão empatados, com 2%. Outros nomes somam 3% das menções, com indecisos chegando a 82%. Brancos e nulos são 2%. 

Rejeição no Ceará

Quando questionados sobre qual candidato não votariam "de jeito nenhum", 48% dos entrevistados citaram o deputado Capitão Wagner. Aparece logo depois o ex-prefeito Roberto Cláudio, com 37%, e a governadora Izolda Cela, 23%.

 Divisão interna

O resultado da pesquisa foi apresentado aos quatro pré-candidatos pedetistas em reunião com Ciro Gomes (PDT) na tarde desta quarta-feira, 6, na sede do PDT Ceará. 

Internamente, o desempenho dos candidatos reforçou clima de maior competitividade de uma eventual candidatura do ex-prefeito, que teria "maior fôlego inicial" na disputa com Wagner.  

A tese, no entanto, vem sendo contestada por pedetistas aliados de Izolda Cela. Em conversa com a coluna, diversos parlamentares disseram que planejam protestos internos caso as pesquisas de opinião forem escolhidas como critério decisivo para a definição da candidatura.                            

O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário