quarta-feira, 6 de julho de 2022

Preço do leite sobe mais de 12% em Fortaleza em um ano, diz IBGE


 

Quem compra leite ou derivados tem se deparado com preços expressivos no produto em Fortaleza. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o leite longa vida teve alta acumulada de 12,61% na capital em 12 meses.

A taxa resultou de pesquisa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e corresponde à variação mensal acumulada até maio deste ano. No Brasil, o produto aumentou 29,28% no período.

Já a versão do leite em pó aumentou 12,41% no período analisado em Fortaleza. A taxa ficou acima da média do país, que registrou aumento acumulado de 9,63%.


Aumentos nos derivados

Os produtos derivados do leite também tiveram alta no município. Os dados da instituição apontam que o queijo teve aumento acumulado de 20,66% nos preços no período. A taxa fica acima da média nacional, de 17,39%.

Outros grupos também tiveram aumentos, mas abaixo do registrado no país. O segmento de iogurte e bebidas lácteas teve alta de 19,05%, pouco abaixo da média nacional, de 20,42%. A manteiga também aumentou no período, com acumulado de 8,54% frente os 12,34% acumulados no país no período.

O IBGE não contabilizou outros derivados na capital, como requeijão, leite condensado, leite fermentado e leite de coco.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário