quinta-feira, 14 de julho de 2022

Primeiro concurso para professores de escolas indígenas é aprovado na AL, no Ceará



O primeiro concurso público para a seleção de professores que vão trabalhar em escolas indígenas foi aprovado, nesta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Ceará. As 200 vagas ofertadas vão ser distribuídas entre ensino fundamental e médio e os professores também vão ser indígenas.

O projeto aprovado, de n° 107/22, é de autoria do próprio Poder Executivo. A governadora Izolda explicou, à época do anúncio do certame, que a seleção pretende beneficiar 29 escolas indígenas de 13 etnias presentes no estado. O concurso vai ter três etapas: prova escrita, prática e análise de títulos.

"As vagas serão tanto para o ensino fundamental, nos anos iniciais, portanto, para professor polivalente, como também para áreas de conhecimento, que os anos finais já exigem, assim como o ensino médio", comentou Izolda.

Cristina Pitaguary, coordenadora da Organização dos Professores Indígenas do Ceará (Oprice), também comentou a seleção. "É um momento histórico, que a gente já espera há 30 anos. Sabemos que nossa classe de professores indígenas já está com quase 700 professores, e vamos ter esse concurso com 200 vagas, mas mesmo assim, é uma felicidade para a gente. É uma porta que está abrindo para que aconteçam outros", declarou a coordenadora à época de lançamento do certame.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário