terça-feira, 12 de julho de 2022

Profissional é afastado por negar maca e debochar de paciente com dores em hospital de Fortaleza



Um maqueiro do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, no Bairro Messejana em Fortaleza, foi filmado pela filha de uma paciente, neste domingo (10). A mulher alega que o profissional recusou fornecer uma maca para a mãe dela, que precisava deitar enquanto aguardava atendimento médico, já que tem três hérnias de disco.

Outros funcionários também aparecem no vídeo. A Secretaria da Saúde (Sesa) disse que os profissionais mostrados no vídeo são auxiliares de transporte hospitalar, responsáveis por fazer a movimentação dos pacientes na unidade. No momento que as imagens foram feitas eles não estavam em atividade, segundo o órgão.

A Sesa disse ainda que a maca que aparece é reservada para os casos de emergência, ou seja, para pacientes que chegam à unidade em parada cardiorrespiratória e necessitam de socorro e transporte rápido. Por este motivo, os funcionários são orientados a não retirar os equipamentos do local.

Janaína Pontes, filha da paciente, disse que a mãe precisou de atendimento médico ao passar mal por conta de pressão alta e falta de ar. A unidade de saúde mais próxima era o Hospital da Messejana. A filha disse ainda que, neste domingo, a mãe fez um procedimento na coluna.

“Ela tem três hérnias de disco, ela não consegue ficar sentada e nem em pé, ela tem que estar deitada. A minha mãe estava gritando de dor, chorando. Eu pedi uma maca para deitar minha mãe e disseram que não tinha nenhuma maca. Quando eu saí, fora do hospital, na entrada da emergência esse rapaz estava em cima da maca”

Ela disse, então, que foi informada que a maca seria para pacientes que chegassem através de ambulância, e tentou argumentar que o uso por parte da mãe seria rápido, enquanto ela esperava para fazer um eletrocardiograma.

“Simplesmente ele sentou em cima da maca, debochando na minha cara e dizendo que ela não ia pegar essa maca, ela não ia sentar em cima dessa maca de jeito nenhum. E ficou debochando a minha cara batendo em cima da maca”, lamentou Janaína.

"Você com sua mãe passando mal e um maqueiro sentado em cima da maca, dizendo que ali minha mãe não ia deitar. Isso é um absurdo, muito desumano", complementou a filha.


Profissional afastado

Em nota, a Sesa disse que o Hospital de Messejana “entende a situação estressora que é precisar de um atendimento de emergência e lamenta a situação”. Conforme a Secretaria, a acompanhante foi orientada pelos profissionais e pela chefia de equipe sobre a destinação da maca e a impossibilidade de liberação do equipamento.

“Por não compactuar com a postura do profissional, a instituição tomou medidas administrativas, advertindo-o e afastando-o temporariamente das atividades”, complementa a nota da Sesa.

O hospital disse que a paciente passou pela triagem e foi classificada com pulseira verde, ou seja, como baixo risco. Foi avaliada pelo médico e fez eletrocardiograma. Ela estava consciente, orientada e fora de perigo.

A Sesa informou também que, após uma hora da sua chegada, ela recebeu alta e foi orientada a procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), caso voltasse a apresentar sintomas de ansiedade generalizada.

Os pacientes atendidos no Serviço de Pronto Atendimento do HM ficam alocados em cadeiras e poltronas, salvo os que chegam à unidade, desacordados, ou em parada cardiorrespiratória, que são prontamente levados ao eixo vermelho (sala de parada).


Por Samuel Pinusa, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário