sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Ministério vai analisar sementes misteriosas enviadas de país asiático ao Ceará



O Ceará registrou um caso de recebimento de sementes misteriosas vindas de algum país asiático. O pacote chegou a Fortaleza no dia 23 de setembro e foi encaminhado à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) na última terça-feira (29). No momento, as sementes encontram-se na superintendência do Ministério da Agricultura no Ceará. Elas serão enviadas para a rede oficial de laboratórios federais da pasta para análise.


De acordo com o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará, Holanda Neto, no estado a encomenda não chegou a ser aberta. “A pessoa realmente não chegou a abrir o pacote [de sementes]. De forma muito sensata apenas identificou que não tinha feito nenhum pedido de nenhum país asiático, ou outro país do mundo, e simplesmente remeteu o produto para a Agência de Defesa, para ter o destino correto”, relata.

No pacote internacional endereçado ao cearense, estava descrito que continha um anel no valor de um dólar.

No Brasil, até terça-feira, o Ministério da Agricultura já acumulava 36 denúncias sobre o recebimento de pacotes de sementes não solicitadas. As ocorrências foram registradas em oito estados, além do Ceará: Bahia, Pernambuco, Rondônia, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Apesar de, em muitos casos, as sementes terem chegado às residências em embalagem própria, Holanda Neto alerta que elas podem vir junto a compras internacionais. “Nós tivemos um caso, no estado do Amapá, que as sementes chegaram dentro de embalagens com luminárias. Então, a pessoa fez uma compra de luminárias em um site internacional e dentro da embalagem veio um pacote com sementes, como um espécie de brinde”, conta. “Inclusive, tem casos que as sementes podem ser confundidas com aquelas embalagens de sílica em gel, para fins de conservação”, alerta.

Nesta quinta-feira (1º), a embaixada chinesa se pronunciou sobre o caso e se colocou à disposição das autoridade brasileiras para cooperar com as investigações. “Uma verificação preliminar constatou que as etiquetas de endereçamento apresentam indícios de fraude, com erros no código de rastreamento e em outros dados”, destacou em nota.


Recomendação

As principais recomendações feitas para quem receber uma dessas encomendas inesperadas é, assim que identificar que não fez o pedido, encaminhar o objeto para as autoridades competentes.

“E se você efetuou a compra, efetuou o pedido de algum produto, seja ele importado ou nacional, e dentro dessa embalagem veio qualquer produto de origem vegetal ou animal, [a recomendação] é que você encaminhe ao Ministério da Agricultura”, pontua Holanda Neto.

Além disso, as sementes não devem ser descartadas no lixo, para evitar o contato da mesma com o solo. “Quando vier qualquer produto de origem vegetal ou animal, especialmente esses casos concretos, como sementes, [a recomendação é] que essas sementes não sejam plantadas e não sejam descartadas no lixo, pois elas podem ainda assim germinar”, enfatiza o superintendente.


Consequências

Com as sementes misteriosas em análise no país, ainda não há comprovação sobre possíveis danos. Mas, segundo o representante da pasta da Agricultura no Estado, elas podem oferecer riscos fitossanitários.

“Produtos de origem vegetal e animal podem conter riscos graves, tanto a questão da agropecuária quanto a questão da saúde humana. Nesses casos das sementes que estão chegando ao Brasil, de destinos desconhecidos, podem carregar vírus, bactérias e fungos que podem comprometer e devastar toda a agricultura de uma região e até de um país”, explica.

Mesmo que seja comprovado que as sementes não representam risco, elas ainda podem afetar diretamente a flora e a lavouras local, por não serem nativas da região.


Serviço

Caso alguém receba as sementes em casa, o indicado é procurar a sede da superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará, em Fortaleza:


Endereço: Avenida dos Expedicionários, 3442, Bairro Benfica

Telefones: (85) 3455-9201 / 3455-9202

E-mail: gab-ce@agricultura.gov.br


Por Isabella Campos, G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário