quinta-feira, 25 de março de 2021

Com alta demanda, municípios no Ceará buscam empréstimos emergenciais de remédios contra Covid-19



Prefeituras de municípios cearenses têm buscado empréstimos emergenciais de remédios contra Covid-19, em grandes quantidades, devido ao momento crítico da pandemia em todo o estado, de acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Nesta quarta-feira (24), a Sesa participou de uma reunião com representantes do setor farmacêutico. Na ocasião, o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), reiterou a responsabilidade das distribuidoras de medicamentos em garantir o rápido envio dos fármacos necessários para o enfrentamento da pandemia para unidades de saúde públicas e privadas, mesmo em cenário de elevação da demanda.

De acordo com o órgão, foi feito um planejamento para ter quantidade garantida de medicamentos para tratamento da Covid-19 nas unidades hospitalares da Rede Sesa.

A responsabilidade do envio já havia sido tratada em uma reunião no último domingo (21), quando, de acordo com a Sesa, ficou acordada a centralização das compras, para garantir que os municípios recebessem os medicamentos de forma rápida e adequada.

Contudo, não houve qualquer sinalização de resposta às solicitações da Secretaria. Logo, o órgão requisitou administrativamente, nesta terça-feira (23), o estoque de 26 distribuidoras, com o objetivo de evitar o desabastecimento no Ceará. A solicitação foi feita com as secretarias da Fazenda e da Segurança Pública e Defesa Social (Sefaz e SSPDS).

“Estamos nos vendo num cenário inapropriado para a população cearense, então resolvemos tomar essa atitude. Vivemos uma situação de excepcionalidade e nós precisamos preservar a vida das pessoas. Quero manter essas reuniões de alinhamento, numa relação ética e transparente, prezando pelo diálogo com o setor”, complementou Dr. Cabeto.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário