terça-feira, 30 de março de 2021

Estátua de padre Cícero desaba em Maracanaú, no Ceará



A estátua do padre Cícero na cidade de Maracanaú, de 13 metros de altura, tombou na manhã desta segunda-feira (29). Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a estátua caiu por volta de 8h e as causas ainda são investigadas. Ninguém ficou ferido.

Conforme o secretário executivo do órgão, Hermano do Nascimento Linhares, a estrutura da estátua já havia apresentado problemas ano passado. O órgão informou que fez uma vistoria e um relatório sobre a estrutura da estátua foi repassada para a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Por apresentar algumas rachaduras e infiltrações por conta das chuvas, a Seinfra já havia interditado o local. "Fizemos um relatório mostrando o problema para a Seinfra. Estávamos estudando a possibilidade para fazer a demolição ou uma reforma. Toda a área foi isolada e não houve feridos. Uma feira que acontecia próximo ao local também foi retirada. O local está interditado e colocamos cartazes", afirmou.

A estátua do padre Cícero ficava ao lado do Monsenhor Murilo de Sá Barreto, que foi vigário da Matriz de Nossa Senhora das Dores de Maracanaú, por várias décadas. A estátua ficava entre as Avenidas Anel Viário 4 de Julho com Professor Francisco Oscar Rodrigues, mais conhecido como Girador do Caranguejo, no Bairro Jereissati II.


Laudo técnico

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, esclareceu através de nota que ao tomar conhecimento sobre as avarias nas estátuas de Padre Cícero e Monsenhor de Sá Barreto solicitou a Defesa Civil do Município um laudo técnico sobre a condição estrutural das imagens.

De acordo com o órgão, a preocupação se dava pelo fato de outros monumentos, localizados no Estado, estarem apresentando problemas semelhantes. O laudo, emitido pela Defesa Civil, recomendou a demolição das estatuas. A Prefeitura imediatamente isolou a área e iniciou o processo de contratação de empresa especializada para execução do serviço. Na manhã, desta segunda-feira, 29 de março, a estátua de Padre Cicero desmoronou.

A Seinfra, informou que não houve feridos ou danos a transeuntes. Equipes de limpeza estão no local realizando a retirada dos destroços.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário