quarta-feira, 31 de março de 2021

MP recorre de decisão que manda soltar 75 presos por lavagem de dinheiro e tráfico no Ceará



O Ministério Público do Ceará (MPCE) vai recorrer a decisão da Vara de Delitos de Organizações Criminosas, que determinou a soltura preventiva de 75 pessoas presas na Operação Veredas. Durante a operação, foram cumpridos mandados em Fortaleza, Boa Viagem, Madalena, Quixadá e Quixeramobim, contra suspeitos de associação criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

O MPCE deverá ingressar com recurso junto ao Tribunal de Justiça do Ceará. Conforme o órgão, em virtude da complexidade do caso, do número de suspeitos investigados, do contexto da pandemia, da gravidade do delito e por se tratar de crime organizado, "era razoável que o poder judiciário considerasse um prazo maior para decidir o relaxamento das prisões, visto que essa atitude encontra fundamentação pacífica em jurisprudências".

De acordo com o documento da Vara de Delitos de Organizações Criminosas, assinado pelo juiz Henrique Lacerda de Vasconcelos, a decisão foi tomada devido à Justiça considerar ilegal o tempo de prisão dos detidos, já que após 90 dias ainda não foi apresentada nenhuma denúncia contra os suspeitos.

A prisão preventiva dos investigados foi decretada pelo Juízo da Comarca de Quixeramobim no dia 14 de dezembro de 2020.


Operação Veredas

A Operação Veredas foi deflagrada no dia 17 de dezembro de 2020. Na ocasião, 40 pessoas foram presas, e houve o cumprimento de 12 mandados de prisão em desfavor de suspeitos que já se encontravam recolhidos no sistema prisional do Estado, totalizando 52 mandados de prisão cumpridos.

Além das prisões, foram apreendidos 20 veículos – sendo 13 motocicletas e sete carros, além de aparelhos celulares, a quantia de R$ 7 mil em espécie e drogas. Também foi realizado o sequestro de bens do grupo criminoso.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou na época que as investigações, referentes à organização criminosa alvo da operação iniciaram em 2019.

Na ocasião, os policiais civis identificaram que grupo criminoso que era chefiado por uma mulher e atuava nos bairros Humberto Bezerra, Jardim I, Jardim Norte II, Rodoviária, Pompéia, Monteiro de Moraes, Jaime Lopes, Vila Betânia e Depósito, em Quixeramobim.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário