quarta-feira, 31 de março de 2021

Pfizer anuncia que sua vacina contra Covid-19 é 100% eficaz para adolescentes de 12 a 15 anos



A Pfizer anunciou nesta quarta-feira (31) que sua vacina contra a Covid-19 desenvolvida junto à BioNTech é 100% eficaz para adolescentes de 12 a 15 anos. Por isso, os laboratórios, nas próximas semanas, vão solicitar autorização para uso do imunizante nessa faixa etária à Agência de Alimentos e Drogas (FDA, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, e à Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês).

"Compartilhamos a urgência de expandir a autorização de nossa vacina para uso em populações mais jovens e somos encorajados pelos dados de ensaios clínicos de adolescentes com idades entre 12 e 15 anos", diz Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer, em nota.

"Planejamos enviar esses dados ao FDA como uma emenda proposta à nossa autorização de uso emergencial nas próximas semanas e a outros reguladores em todo o mundo, com a esperança de começar a vacinar essa faixa etária antes do início do próximo ano letivo", acrescenta.

De acordo com o comunicado disponibilizado à imprensa, o ensaio com adolescentes de 12 a 15 anos envolveu 2.260 pessoas. Delas, 1.129 foram do chamado grupo de placebo, com 18 confirmações de covid-19.

No grupo vacinado, com 1.131 adolescentes, ninguém contraiu a doença. Os efeitos colaterais relatados foram "geralmente consistentes" com aqueles observados em participantes de 16 a 25 anos.

A vacina contra o novo coronavírus da Pfizer em parceria com a BionNTech é a única a ter autorização para uso definitivo no Brasil, mas, até o momento nenhuma dose do imunizante foi administrada no País. Nos Estados Unidos, o laboratório tem autorização apenas de uso emergencial.

O Governo Federal tem contrato para a compra de 100 milhões de doses do imunizante. Em 2020, o Brasil chegou a rejeitar uma proposta da Pfizer da compra de 70 milhões de doses, que chegariam a partir de dezembro.


Fonte: Diario do Nordeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário