quarta-feira, 24 de março de 2021

Alta demanda causou problemas no fornecimento de oxigênio aos municípios, diz Camilo



O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), explicou, nesta terça-feira (23), as dificuldades no fornecimento de oxigênio que o estado sofreu há cerca de uma semana. De acordo com Camilo, as empresas fornecedoras do material apresentaram problemas devido à alta demanda, principalmente nos municípios do interior.

"O que ocorreu há praticamente uma semana, foi que a grande maioria dos municípios cearenses — para vocês terem uma ideia, 158 dos 184 municípios — utilizam cilindros de oxigênio para abastecer as unidades de pequeno porte dos hospitais do interior", comentou o governador.

"Como a covid, por ser uma síndrome respiratória, exige oxigênio, houve uma demanda muito forte do consumo de oxigênio nessas unidades do interior. E as empresas que prestavam serviço aos municípios não tiveram capacidade de atender na logística esse abastecimento", complementa Camilo.

De acordo com o governador, o problema aconteceu principalmente em pequenas unidades hospitalares gerenciadas por governos municipais. Camilo reforça ainda que as unidades hospitalares estaduais utilizam tanques de oxigênio, com maior capacidade de atendimento.

"Todos os equipamentos [de saúde] do estado estão em um planejamento, e em nenhum momento as unidades hospitalares do Governo do Estado do Ceará tiveram problemas com fornecimento de oxigênio, estão funcionando normalmente, inclusive com todas as ampliações que temos feitos nos leitos de UTI e enfermaria", reforça Camilo.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário