terça-feira, 11 de maio de 2021

Fortaleza mantém vacinação de gestantes com Pfizer; outras cidades do Ceará aguardam recomendação



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, na noite de segunda-feira (11), em nota técnica, a suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes.

Contudo, em Fortaleza, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o esquema vacinal em gestantes não deve ser impactado. Isso porque esse grupo recebe os imunizantes da Pfizer, que é aplicada somente na Capital. 

A Pasta também informou que esta terça-feira (11) é reservada para a repescagem da terceira fase, quando gestantes que podem ter perdido a imunização podem procurar os postos de atendimento já agendados.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) aguarda posicionamento oficial do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, para emitir recomendações aos municípios cearenses. O órgão federal ainda ainda não se pronunciou sobre para quais públicos as restrições valem.

Os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, bem como outros municípios brasileiros, já decidiram interromper a imunização nesse grupo.

Até esta terça-feira (11), o sistema Saúde Digital recebeu 10.008 cadastros de gestantes para a vacinação contra a Covid-19. Desse total, 6.254 apenas de Fortaleza.


Os municípios seguintes com mais solicitações são:

  • Maracanaú: 446
  • Caucaia: 330
  • Crato: 236
  • Juazeiro do Norte: 197
  • Itapipoca: 166


Fortaleza começou a terceira fase da vacinação contra a Covid-19 no dia 5 de maio, abrangendo pessoas com comorbidades, grávidas, puérperas e pessoas com deficiência permanente. No último domingo (9), Dia das Mães, 2.500 mulheres foram convocadas para tomar a primeira dose da vacina. 


Confira a recomendação da Anvisa:

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país.

O uso “off label” de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica.

De janeiro a 1º de maio, seis gestantes e oito puérperas - mulheres com até 45 dias após o parto - faleceram por complicações da Covid-19 no Ceará, de acordo com o boletim epidemiológico mais recente da Sesa.


Fonte: Diario do Nordeste 




Nenhum comentário:

Postar um comentário