sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Professores estaduais temporários do Ceará vão ter contratos prorrogados, aprova Assembleia Legislativa



A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, nesta quinta-feira (14), uma mensagem enviada pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), que prorroga excepcionalmente os contratos de professores temporários da rede estadual de ensino.

Desta forma, o projeto irá para a sanção do governador e deve garantir a prorrogação dos contratos dos professores temporários do estado até o dia 31 de janeiro de 2022.

A mensagem do governador argumenta que a pandemia de Covid-19 impactou diversos procedimentos administrativos, incluindo concursos e seleções públicas, que precisam ser feitas presencialmente, para contratação de pessoal no serviço público estadual.

De acordo com o governo, haveria uma mudança no corpo docente, que ocorreria paralelamente a algumas avaliações estudantis, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com provas em novembro, dezembro e janeiro.

"Uma nova mudança do corpo docente [...] acarretaria aos alunos, mais uma vez, descontinuidade na aprendizagem e em seu tempo letivo, o que reduzirá as chances desses jovens diante do desafio a ser enfrentado na busca por um resultado satisfatório nas avaliações e no acesso a uma vaga nas universidades públicas", diz a mensagem.


Retorno das aulas presenciais

As escolas públicas municipais e estaduais, bem como as instituições privadas estão em níveis distintos de retorno às aulas presenciais desde que a medida foi autorizada pelo Governo do Estado do Ceará, em alusão à queda de casos confirmados e óbitos provocados pela Covid-19.

O último decreto estadual trouxe a priorização do ensino presencial em detrimento do remoto pela primeira vez desde o início da pandemia. A permanência no regime híbrido ou virtual ficou assegurada apenas aos alunos que por razões médicas comprovadas, mediante a apresentação de atestado ou relatório não possam retornar à sala de aula neste contexto.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário