terça-feira, 22 de março de 2022

Fortaleza aparece na 76ª posição no ranking de saneamento básico das 100 maiores cidades do Brasil


Fortaleza aparece na 76ª posição, entre as 100 maiores cidades do Brasil, no Ranking do Saneamento 2022, conforme dados do estudo do Instituto Trata Brasil, divulgados nesta terça-feira (22), em celebração ao Dia Mundial da Água. Caucaia, na Região Metropolitana, está em 79º lugar.

O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referente ao ano de 2020, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

São analisados no estudo diferentes dimensões do setor de saneamento, como população atendida; fornecimento de água; coleta e tratamento de esgoto; investimentos em saneamento; e perdas de água no sistema. Cada dimensão é composta por diferentes indicadores, aos quais são atribuídas notas.

Apesar de não aparecer nas primeiras posições, em termos gerais, Fortaleza apresentou melhora nos índices do estudo. Com destaque para:

  • cobertura de água tratada aumentou de 75,45% para 77,27 entre 2019 e 2020;
  • a população com acesso à coleta de esgoto também cresceu de 64,84% para 65,29%;
  • o esgoto tratado da capital passou de 49,99% para 55,34%;
  • já a perda de água na distribuição foi de 47,35% para 38,58%. A queda neste indicador significa melhora, pois é menos desperdício de água.


População atendida com abastecimento de água

Conforme o estudo, 77,27% da população total da capital cearense é atendida com abastecimento de água, o que deixa Fortaleza na 92ª posição no Indicador de Atendimento Total de Água (ITA), que corresponde ao IN055 – Índice de Atendimento Total de Água do SNIS - que analisa o percentual da população urbana e rural atendida pelo abastecimento de água.

Em Caucaia, o atendimento do abastecimento de água contempla apenas 62,9% da população do município, ficando em 95º lugar. Por conta dos índices, a capital e o município da Região Metropolitana aparecem nas seis piores colocadas do indicador total de água.

Em contrapartida, 29 municípios do país dividem a primeira posição no indicador, com 100% da população atendida com abastecimento.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário