sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Jovem de 17 anos é enviada a abrigo após ser resgatada em situação de exploração do trabalho em Fortaleza


Uma adolescente de 17 anos foi encaminhada a um abrigo após ser vista em situação de exploração do trabalho por um grupo de pessoas. Ela vendia doces e pipocas no Bairro Jangurussu, em Fortaleza, usando uma placa pendurada no pescoço com o QR Code dos dados bancários para os pagamentos. A suspeita é de que familiares praticavam a exploração.

A jovem relatou ser forçada a trabalhar como ambulante diariamente, da manhã à madrugada, até vender o último produto, sem receber dinheiro. Se voltasse à casa em que morava sem vender tudo, sofria violência física.

A situação foi flagrada pela fotógrafa Jenyfer Sousa no dia 4 de agosto. Ela estava com outros três amigos em um restaurante próximo à Areninha Campo Estrela, quando foram abordados pela jovem. Segundo Jenyfer, a adolescente estava com uma expressão triste e pedia ajuda.

O grupo perguntou se a jovem gostaria de comer ou beber água, mas a adolescente recusou a oferta. "Ela disse não poder sentar à mesa nem aceitar a água, pois a 'tia' brigaria com ela", relatou Jenyfer, afirmando que a jovem estava com vontade de pedir ajuda a um carro da polícia nas proximidades.

Antes de decidirem buscar os policiais, o veículo da corporação saiu do local. A jovem se afastou e continuou as vendas na área; o grupo falou com outros ambulantes das proximidades, que afirmaram já ter visto a garota. Um deles indicou que a menina geralmente era supervisionada por uma mulher com um celular.

"A gente percebeu uma coisa esquisita e começou a ficar realmente preocupado, fingindo que estava jantando", continuou a fotógrafa, acrescentando que o grupo buscou a adolescente de novo. A menina pediu para o grupo falar baixo, tentando disfarçar a abordagem.

Assim, a jovem saiu com o grupo rumo ao carro de um deles. Enquanto se encaminhavam, a suposta supervisora da adolescente apareceu e começou a seguir o grupo em silêncio usando um celular. A menina, então, começou a chorar e desmaiou, e o grupo se dirigiu a uma delegacia.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário