terça-feira, 16 de março de 2021

Ceará registra um óbito em casa por Covid-19 a cada dia em 2021



Dos mais de 12 mil cearenses que não resistiram à agressividade da Covid, entre um março e outro, 604 morreram em casa. Só entre janeiro de 2021 e esse domingo (14), foram 85 óbitos domiciliares pela doença no Ceará: um a cada 24 horas. Os dados são do Integra SUS, da Secretaria da Saúde (Sesa), atualizados até as 10h03 de hoje (15).

A primeira morte em casa pelo coronavírus foi registrada no dia 25 de março de 2020, em Fortaleza. Até o fim daquele mês, já eram quatro. Em abril, o número subiu para 41, saltando para 291 em maio, mês com mais óbitos domiciliares pela doença pandêmica nesse perfil em todo o Estado.

Ao fim do ano passado, a quantidade de vítimas que partiram em casa infectadas pelo coronavírus chegou a 519, das quais 202 foram contabilizadas somente em Fortaleza. Já neste ano, foram 38 mortes domiciliares na capital: é uma vida perdida a cada dois dias.

O avanço súbito da quantidade de mortes em casa na cidade também ocorreu entre abril e maio, quando o número de registros subiu de 31 para 193.

O mês de junho fechou com 198 óbitos domiciliares, dado que permaneceu o mesmo até novembro. Em dezembro, contudo, o ano encerrou com 202 perdas nesse perfil em Fortaleza.


Quando procurar uma unidade de saúde

No início da pandemia, a orientação das autoridades de saúde era de que pacientes só procurassem uma unidade de atendimento quando apresentassem falta de ar. Foi o caso de Eliton, que, segundo a filha, não foi levado ao hospital porque não tinha esse sintoma. Mesmo assim, agravou e faleceu pela doença. Por isso, a recomendação, hoje, é o oposto.

''A pessoa deve procurar atendimento o mais rápido possível, logo no primeiro dia de sintomas gripais, para receber as primeiras orientações e realizar o teste. A ideia é que procure no SUS a unidade básica, e não diretamente o hospital, que atende pacientes mais graves'', pontua Keny Colares, infectologista do Hospital São José (HSJ).

Outra orientação, de acordo com o médico, é recorrer às teleconsultas, por meio do Plantão Coronavírus, da Sesa, e de serviços privados ofertados pelos planos de saúde, ''para evitar de sobrecarregar o atendimento presencial''.

Em casa ou unidades de saúde, ''é fundamental que as pessoas sejam testadas e monitoradas, para ver se vão evoluir com uma doença leve ou desenvolver sinais de gravidade'', aponta o infectologista, que faz parte Coletivo Rebento/Médicos em Defesa da Vida, da Ciência e do SUS.


Serviço

O atestado de óbitos domiciliares é feito pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), que funciona de modo ininterrupto para recebimento de corpos, emissão de declarações de óbitos e acolhimento de familiares e responsáveis por autorizações de necropsias.

Com a chegada da pandemia, porém, o SVO estabeleceu novas medidas de segurança, passando a realizar a "autópsia verbal, que inclui entrevistas com familiares próximos a quem faleceu e uma análise externa do corpo'', como explica a Sesa.

Em Fortaleza, o SVO funciona das 7h às 18h30 com equipes de plantão. A população pode entrar em contato pelo (85) 3101.2148 ou por meio do 0800.286.2296.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário