quinta-feira, 4 de março de 2021

Em 2020, 47 mulheres foram vítimas de feminicídio no Ceará, apontam Observatórios da Segurança



Os registros de violência contra mulheres no Ceará são diários. Por vezes, fatais. Um levantamento feito por pesquisadores da Rede de Observatórios da Segurança sinalizou que, em 2020, aconteceram 47 feminicídios no Estado. O dado é 74% maior do que os números deste tipo de crime apontados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Conforme a Pasta, no ano passado foram 27 feminicídios.

O boletim 'A dor e a luta: números do feminicídio' foi divulgado nesta quinta-feira (4) pela Rede. "Os dados são produzidos a partir de um monitoramento do que circula nos meios de comunicação e nas redes sociais sobre violência e segurança. Todos os dias, as pesquisadoras conferem dezenas de veículos de imprensa, coletam informações e alimentam um banco de dados que posteriormente é revisado e consolidado", explicam os pesquisadores como chegaram ao número que diverge da estatística oficial do Governo.

A Rede destaca a possibilidade de a SSPDS entender como homicídios dolosos, o que os estudiosos entendem como feminicídios, ao analisar as circunstâncias nas quais as mortes aconteceram. Já a Secretaria diz que compila seus dados baseando-se nos parâmetros da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

"Em casos de morte de mulheres que inicialmente não têm a sua causa esclarecida, mas que no decorrer das investigações apresentam indícios de feminicídio, a classificação é alterada para a tipificação correta no Sistema de Informação Policial (SIP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e incluída nas bases de dados da SSPDS", disseram em nota.

Mais dados levantados pelos estudiosos da Rede chamam atenção: no ano passado, só no Ceará, foram 252 registros de violência contra mulheres e outras 33 tentativas de feminicídio. Além do Ceará, ocorrências de mortes de mulheres por razão de gênero de outros quatro estados foram analisados: Bahia (70), Pernambuco (82), Rio de Janeiro (50) e São Paulo (200). Somadas as cinco localidades, foram 449 feminicídios.


Fonte: Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário