terça-feira, 16 de março de 2021

Fecomércio pede ao governo do Ceará reabertura de negócios com 50% de funcionários e horário reduzido

 


A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE) enviou um plano de reabertura das atividades ao governo do estado solicitando que o processo seja feito a partir da próxima semana, dia 22 de março, garanta 50% dos funcionários de cada negócio internamente e funcione em horário reduzido com escalonamento de aberturas e fechamentos. Ainda não há uma resposta da gestão estadual quanto à proposta.

O decreto de isolamento social rígido foi publicado pelo governo do estado na última semana e tem validade em todo o Ceará até o próximo domingo (21). Até lá, apenas os serviços essenciais estão funcionando em razão do aumento de casos e óbitos provocados pela Covid-19. Especialistas consideram que o estado vive uma segunda onda, iniciada em outubro do mês passado, cujos maiores índices estão sendo observados nos meses de fevereiro e março deste ano.

O plano de reabertura foi apresentado na manhã desta segunda-feira (15), em coletiva de imprensa, pelo presidente da Fecomércio, Maurício Filizola. "Não podemos deixar de levar a nossa preocupação com a saúde pública, mas também com as famílias que colaboram com a sociedade fazendo o seu trabalho diário, que serve à população", disse ele durante a coletiva.

A proposta atual apresentada pelo presidente da Fecomércio sugere que, em 14 dias, haja uma flexibilização das atividades de comércio e serviços com o contingente de 50% dos trabalhadores dos setores, bem como a aplicação da rigidez dos protocolos. Além disso, a entidade sugeriu uma proposta de escalonamento de horários de atividades de acordo com a zona do comércio.


Proposta de escalonamento

Zona do comércioHorário de funcionamentoDeslocamento (entrada)Deslocamento (saída)
Centro de Fortaleza7h às 17hA partir de 6hA partir de 17h
Shoppings de Fortaleza11h às 21hA partir de 10hA partir de 21h
Lojas de rua (fora do Centro)9h às 19hA partir de 8hA partir de 19h
Restaurantes (fora de shoppings)12h às 0hA partir de 11hA partir de 0h


Conforme o plano, a entidade avalia que a aglomeração que tem provocado o aumento de casos e óbitos por Covid-19 não se dá no comércio formal e nos negócios que seguem o protocolo, mas "nas atividades informais e clandestinas que não seguem os protocolos, como tem feito o comércio formal de bens, serviços e turismo". A Fecomércio ainda pede que haja fiscalização contínua e penalidade aplicada para quem não se adaptar aos protocolos.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário