segunda-feira, 8 de março de 2021

Hospital particular é autuado por enviar amostras biológicas de coronavírus por entregador de aplicativo em Fortaleza



Um hospital particular de Fortaleza foi autuado após denúncias de irregularidades no transporte de amostras biológicas da Covid-19. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o material enviado era da possível variante do coronavírus e foi feito por um entregador de aplicativo que não sabia o que estava levando. O caso ocorreu no dia 20 de fevereiro, mas foi divulgado neste domingo (7).

Em seu perfil nas redes sociais, a secretária-executiva de Vigilância e Regulação Sanitária do Ceará, Magda Almeida afirmou que o entregador disse que “não tinha conhecimento do conteúdo que realizava na entrega, desconhecendo a possibilidade de ser de risco biológico o material que iria transportar.” Ela acrescenta ainda que "o trabalhador é o menos culpado, mas com certeza será o mais prejudicado. Não sabia nem o que estava transportando! Fez só a entrega que foi devolvida", disse.

A Vigilância Sanitária aguarda a defesa da unidade de saúde privada, que pode ser multada. No caso de reincidência, a multa dobra e o estabelecimento pode ter o alvará cassado. O nome do hospital não foi divulgado.

O transporte de amostras biológicas sem diagrama de classificação de riscoplicado ao transporte de material biológico humano fere as diretrizes da Organização Mundial de Saúde além de ir contra os procedimentos recomendados pela Secretaria de Vigilância e Regulação Sanitária do Estado.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário