Após atraso no envio de doses de vacinas contra a Covid-19, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) afirmou nesta sexta-feira (15) que já distribuiu os imunizantes para que seja feita a aplicação da segunda dose. A informação é da coordenadora da Célula de Imunização da Sesa, Kelvia Borges. Algumas pessoas que receberam AstraZeneca reclamam da demora para receber a segunda dose do imunizante.
"Tivemos atraso no envio de vacinas pelo Ministério da Saúde nos meses de julho e agosto, mas esse envio foi regularizado e fizemos essa semana a distribuição de 172 mil doses da AstraZeneca aos municípios que estavam em falta dos imunizantes. Nas próximas semanas, eles deverão fazer a aplicação da dose dois e completar esquema vacinal da população", afirmou.
Diante do atraso do envio da AstraZeneca em agosto, a pasta chegou a se reunir com uma comissão para estudar a aplicação da Pfizer como dose dois em substituição ao imunizante em falta, mas voltou atrás.
"Esse atraso no envio da Astrazeneca no mês de agosto nos preocupou e em uma reunião da Comissão Intergestora Bipartite foi discutida a possibilidade de se utilizar a Pfizer no lugar da Astrazeneca para aplicação da D2, mas como hoje não tem aprazo e as vacinas chegaram a gente não usou esse plano B", completou Kelvia.
'Dia D de multivacinação'
Fortaleza realiza o “Dia D” de multivacinação em 112 postos de saúde, neste sábado (16), atendendo das 8h às 16h30 com aplicação de 17 imunizantes, incluindo a vacina da gripe. As crianças e adolescentes até 15 anos são o foco da campanha.
O “Dia D” faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, iniciada neste mês de outubro, para reforçar a importância de manter o calendário de vacinação atualizado, conforme a Prefeitura de Fortaleza.
Na rede municipal, são ofertadas 14 vacinas para as crianças:
- BCG
- Hepatite B
- Rotavírus
- Pentavalente
- Pólio Inativada
- Pneumocócica 10 Valente
- Meningite C
- Tríplice Viral
- Hepatite A
- Varicela
- Pólio Oral
- Tríplice Bacteriana (DTP)
- Febre Amarela
- HPV, ofertada para meninas entre nove e 14 anos de idade.
Crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade são o público-alvo da campanha, cujo objetivo é aumentar a cobertura vacinal e seguir protegendo a população de doenças imunopreveníveis.
A iniciativa busca convocar a população para manter o calendário vacinal atualizado, evitando o reaparecimento de doenças que já haviam sido erradicadas graças à vacinação.
Já para os adolescentes, são ofertadas cinco vacinas: ACWY, Tríplice Viral, Hepatite B, Dupla Bacteriana (Difteria e Tétano) e, também, HPV (para meninos de 11 a 14 anos).
Para ter direito às vacinas, é necessário comparecer aos postos com documento de identidade oficial com foto, cartão de vacinação e o cartão do SUS.
Cartão de vacinação
O cartão de vacinação pode ser acessado, também, através do Aplicativo Mais Saúde Fortaleza, disponível para download em dispositivos iOS e Android. Na aba “Vacinação”, é possível acessar quais as últimas vacinas aplicadas e quais estão pendentes.
Por g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário