segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Ministério Público pede esclarecimento ao Cremec após médico emitir atestado que dispensa vacinação contra Covid, no Ceará



O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) solicitou esclarecimento ao Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec), na última sexta-feira (17), sobre a emissão de um atestado médico que dispensa a aplicação de vacina contra a Covid-19.

Um médico homeopata e clínico geral, inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM), emitiu um atestado em Fortaleza orientando um paciente a não tomar a vacina contra a Covid-19, de acordo com o MPCE. O nome do médico não foi informado.

O g1 entrou em contato com o Cremec Ceará, por meio da assessoria de imprensa, e não havia obtido resposta até a última atualização desta reportagem.

Ainsa segundo o MPCE, no atestado, o médico indicou que o paciente está sob seus cuidados clínicos e declarou que não recomenda "quaisquer vacinas contra Covid-19" uma vez que entrou "com tratamento homeopático cujo objetivo é a prevenção de agravos e manutenção da saúde integral”.

O pedido de esclarecimento foi expedido pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), promotor de Justiça Enéas Romero de Vasconcelos. O órgão ressalta que atestados e os atos médicos devem se basear nas normas técnicas científicas que regulamentam a profissão e na necessidade de que a dispensa de vacinação tenha fundamentação científica.

O MP questiona ao Cremec qual a orientação vigente sobre a dispensa de vacinas, quais os requisitos para o referido atestado, bem como se foi feita campanha acerca da importância da vacina, necessidade de imunização e quais os requisitos referentes aos casos excepcionais de dispensa da vacina.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário