terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Inmet emite aviso 'amarelo' de chuvas intensas e ventos para quase todo território cearense



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de chuva intensa com ventos fortes para o território cearense nesta terça-feira (28). O aviso de maior destaque é o "amarelo", que cobre todo o território cearense exceto o litoral. O alerta amarelo significa perigo em potencial em consquência das chuvas.

O outro é alerta é "laranja", que significa situação perigosa, e vale para um trecho do território no sul do estado, mais precisamente sobre a cidade de Salitre. (Leia abaixo sobre os tipos de aviso de Inmet.)


Alerta amarelo: quase todo território cearense menos litoral

O aviso de chuva intensa e perigo potencial para quase todo o território do Ceará. Foi publicado às 10h30 desta terça-feira e vale até quarta-feira (29), às 10h.


Riscos potenciais:

  • Chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia;

  • Ventos intensos, de 40km/h a 60 km/h;

  • Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


Alerta laranja: pequeno território do sul do Ceará

O aviso de chuva intensa e situação meteorológica perigosa para pequeno território do sul do Ceará. Mais precisamente sobre o município de Salitre. Foi publicado às 10h30 desta terça-feira e vale até quarta-feira (29), às 10h

  • O aviso de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia,

  • Ventos intensos (60-100 km/h).

  • Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


Saiba o que significam as cores dos alertas do Inmet:

Perigo potencial (amarelo): situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas.

Perigo (laranja): situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.

Grande perigo (vermelho): situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.



Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário