quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

IPVA no Ceará terá aumento médio de 21% em 2022



O IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) no Ceará terá um aumento médio de 21,31% em 2022 em relação a este ano, segundo informou nesta quarta-feira (29) a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). O levantamento anual foi feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e repassado para a Sefaz. A pesquisa serve de parâmetro para o cálculo do IPVA.

Não houve alteração nas alíquotas do IPVA, e o aumento ocorreu devido à valorização dos veículos usados, provocada pela alta do dólar e da inflação, bem como pela falta de componentes eletrônicos e queda na produção de veículos novos.


Descontos

Contribuintes cadastrados no programa Sua Nota Tem Valor que acumularam pontos de julho a novembro de 2021 poderão ter até 5% a mais de desconto no pagamento do Imposto sobre IPVA 2022. O desconto pode chegar a até 15% caso o proprietário de veículo faça a opção pelo pagamento à vista do imposto, já que nesse caso é concedido um desconto de 10%.

Nesta terça-feira (28), a Secretaria Estadual de Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) divulgou a tabela com os valores do IPVA de 2022. O valor a ser pago depende do ano e do modelo do bem.


Emissão dos boletos

Os boletos para pagamento estarão disponíveis a partir de 3 de janeiro no site da Secretaria da Fazenda ou no aplicativo "Meu IPVA". O boleto poderá ser pago no Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNB, Bradesco, Santander, Itaú, casas lotéricas e com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

O Governo do Ceará afirma que em 2022 cerca de 2,34 milhões de veículos serão tributados, com previsão de arrecadar em torno de R$ 1,45 bilhão. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual, e outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos foram emplacados.

Quem optar por pagar o valor à vista, em uma única parcela, deve efetuar o pagamento até 31 de janeiro e terá desconto de 10%.

Quem preferir dividir o pagamento do imposto pode parcelar em até cinco vezes, desde que uma parcela não tenha o valor abaixo de R$ 100.


Isenção

Pessoas com deficiência têm direito à isenção do imposto, assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Para realizar o cálculo do IPVA 2022, a Sefaz toma como base o levantamento anual feito pela Fipe, que monitora os preços médios de mercado dos veículos.

O Governo do Ceará concede alíquota reduzida de 1% para motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas que não tiverem cometido infração de trânsito em 2021. A alíquota aplicada normalmente para esses veículos é de 2%.


G1 Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário