quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Fortaleza amplia pontos de vacinação contra a gripe



A Prefeitura de Fortaleza expandiu o número de locais onde é possível receber a vacina contra a gripe. Além dos 116 postos de saúde que dispõem do imunizante contra a Influenza A H1N1, A H3N2 e B, também foram abertos espaços de vacinação no Centro de Eventos do Ceará, no Sesi Parangaba e nos shoppings Iguatemi, Riomar Fortaleza e Riomar Kennedy.

Em 16 de dezembro, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou nota técnica confirmando a existência de 18 casos de Influenza A H3N2. Pelo menos nove estados do Brasil já confirmaram surtos da doença. Além disso, os atendimentos por síndrome gripal registrados nas UPAs de Fortaleza cresceram 484% apenas no mês dezembro, embora não haja especificação se esse número subiu por causa da Covid-19 ou da Influenza.

Atualmente, há duas preocupações sanitárias rondando os gestores de saúde estaduais: a evolução da variante ômicron do coronavírus no Brasil e a série de surtos de Influenza A H3N2 registradas em diversos estados do país.

Para evitar que seja necessário ir a unidades de saúde, autoridades sanitárias indicam a aplicação da vacina contra a gripe, além do imunizante contra a Covid-19. Até a primeira quinzena de dezembro, mais de 789 mil pessoas receberam a vacina contra a gripe. Ela é indicada para qualquer fortalezense que tenha mais de seis meses de vida.

A orientação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é que, em caso de sintomas leves, o cidadão deve procurar um dos 116 postos de saúde. Se os sintomas forem moderados ou graves, a pessoa deve se dirigir a uma das 12 UPAs de Fortaleza.


Aumento de 484%

De acordo com os dados do IntegraSUS, ferramenta de saúde digital da Sesa, atualizado nesta quarta-feira (22), em 1º de dezembro deste ano, foram registrados 270 atendimentos por síndrome gripal nas UPAs de Fortaleza. Nesta terça-feira (21), o número saltou para 1.578 em um único dia. 


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário