quarta-feira, 6 de abril de 2022

Cursos de Direito da Urca estão entre os melhores do Brasil e recebem selo OAB Recomenda


Nesta terça-feira (5), os cursos de Direito da Universidade Regional do Cariri (Urca) em Crato e Iguatu receberem reconhecimento pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e estão entre os melhores cursos do Ceará e do Brasil, através do Exame da Ordem Unificado (EOU).

O Selo OAB Recomenda premia a instituição pela quinta vez. Em Iguatu, a premiação acontece pelo quarto ano. Os cursos estão entre os 192 classificados em todo país, que conta com cerca de 1.900 cursos superiores de Direito. No Ceará, a Urca está entre as duas melhores do Estado, ao lado da Universidade Federal do Ceará (UFC), em uma classificação que considera instituições públicas e privadas.

De acordo com a assessoria da Urca, o resultado é apresentado pelo Conselho Federal da Ordem de Advogados do Brasil (CFOAB), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A avaliação foi realizada em 29 edições, que ocorrem desde 2010. São cinco instituições cearenses entre as mais bem colocadas, de acordo com a taxa de aprovação média entre faculdades.

''Tal qualificação traz consigo um conjunto de assertivas na condução da formação integral e consolidada por estes nossos cursos'', afirma o reitor da Urca, Francisco do O'' de Lima Júnior.

Ainda de acordo com o reitor, o reconhecimento foi possível através do nível de capacitação
docente que se fortalece a cada ano; estratégias e a renovação do projeto pedagógico dos cursos em sintonia com o movimento de aperfeiçoamento e renovação, inserindo temáticas atualizadas como o uso das tecnologias da informação e o Direito; a promoção dos Direitos Humanos; as conexões entre o Direito e a Sustentabilidade; o reforço na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão com base nos conteúdos jurídicos básicos e a dedicação dos estudantes.

No campus Crato, o curso de Direito, iniciado ainda em 1981, conta com 42 professores, como Raimundo de Oliveira Borges, Maurílio Peixoto, Emídio Lemos, e Mary Santabaia, Luiz de Borba Maranhão, antes mesmo de ser criada a universidade. Atualmente, atualmente o curso possui 800 alunos.

A coordenadora do curso de Direito em Crato, professora Ana Elisa Linhares de Meneses Braga, ressalta o apoio da administração para o fortalecimento das ações, ''o curso é fruto da luta de homens e mulheres valorosos, fazendo com que essa premiação se tornasse realidade'', relata.

Em Iguatu, a professora Sarah Carneiro Araújo, coordenadora do curso de Direito,conta que a OAB entregou a sétima edição do Selo Qualidade, o que simboliza uma luta histórica da Ordem na defesa da qualidade do ensino jurídico no Brasil. ''É uma grande alegria, que demonstra a qualidade de ensino, e também representa o esforço coletivo dos alunos, que devem ser reconhecidos nessa luta histórica'', afirma.

''De fato, essa premiação representa o que cultivamos ao longo desses anos na instituição, que é a qualidade do ensino'', avalia Sarah.


Por Yanne Vieira
Miséria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário