sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Estudante cearense ganha R$ 75 mil em premiação de soluções para problemas na educação



Maria Gabriela Leite de Souza, 19 anos, conseguiu um feito importante representando o estado: ela ganhou R$ 75 mil após chegar ao primeiro lugar em premiação que busca solucionar problemas educacionais.

Natural de Juazeiro do Norte e estudante de Engenharia de Materiais na Universidade Federal do Cariri (UFCA), a jovem criou um projeto para desenvolver um aplicativo chamado “Maduc: o match da Educação”.


O que é o Maduc

A estudante afirmou que pensou na temática para o aplicativo após perceber a dificuldade que os estudantes têm de conhecer o ambiente acadêmico antes de ingressar na universidade.

A ferramenta possibilita que alunos da rede pública de ensino, dos níveis fundamental ou médio, possam ter contato com universitários para aproximação e entrada no meio acadêmico.

"É basicamente uma rede de mentoria que aproxima alunos de nível superior com alunos de nível médio, através de um algoritmo de inteligência artificial. Ela une perfis semelhantes e de mesmo interesse", explicou ela, apaixonada por programação e internet.

Assim, Maria Gabriela contou com o apoio do grupo de pesquisa de Computação e Design (CoDe), da UFCA, coordenado pelo professor Thiago Bessa e pela professora Débora Macedo. O grupo faz pesquisas nas áreas de Computação, Design, Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Saúde e Educação.


Valor revertido no projeto

A quantia recebida pela estudante será utilizada para desenvolver a ferramenta e colocá-la em funcionamento. A premiação faz parte do desafio do Movimento LED - Luz na Educação, uma iniciativa da Rede Globo com a Fundação Roberto Marinho.

O projeto tem propósito de "iluminar práticas inovadoras na educação brasileira e de reconhecer quem está revolucionando o cenário do setor."


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário