sexta-feira, 2 de julho de 2021

Ceará tem redução de 40,5% na média móvel de casos entre maio e junho

 


O Ceará vem apresentando redução nos indicadores da Covid-19 nas últimas semanas. Em maio, a média de casos diários foi de 6.135,4. Em junho, o número caiu para 3.644,8. Uma redução de 40,5%. Com relação aos óbitos inseridos em cada mês também houve redução. Saindo de 206,3 em maio para 101,7 no mês seguinte, registrando queda de 50,7%.

Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Os números ainda são consideravelmente altos quando se leva em consideração a média geral de casos e óbitos desde o início da pandemia. Esses números são 1.623 e 41,4, respectivamente.

Conforme o epidemiologista Marcelo Gurgel, professor e membro do GT de Enfrentamento à Covid-19 da Universidade Estadual do Ceará (Uece), os números refletem a redução da doença no Estado. "Isso corrobora com as taxas de positividade dos exames, que também têm caído. Chegamos a mais de 35%. Caiu bastante tanto na rede pública quanto na privada. ", diz.

Ele aponta que a queda nos óbitos pode ter relação com a vacinação, devido à redução de casos com complicações graves. "Com a redução da gravidade, há, consequentemente, menos óbitos. Houve um aumento substantivo das pessoas vacinadas. Algo cumulativo. Iniciou no final de janeiro e vem progredindo. Tem mais gente vacinada. Está chegando pacientes menos graves. Pode ter tido redução da mortalidade porque a vacina estaria protegendo", relaciona o médico.

O epidemiologista destaca que todos os imunizantes têm um efeito benéfico no que se refere à redução da criticidade dos casos. "A primeira dose já garante uma imunidade parcial", relaciona o médico.

Também há redução em outros indicadores da Covid-19 no Ceará, como a internação hospitalar. A taxa de ocupação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é de 70,54% no Estado. Na quarta-feira, 30, o número chegou ao menor patamar desde o dia 12 de janeiro: 65,3%. No caso das enfermarias, a ocupação também é baixa, com 39,15% dos leitos ocupados.

Apesar disso, regulação ainda registra 45 pessoas à espera de leitos, conforme atualização feita às 19h07min de ontem. Destas, 41 aguardam transferência para a enfermaria e quatro para UTI.

Conforme Marcelo Gurgel, o foco deve ser a vacinação rápida da população geral para que a imunidade comunitária seja alcançada. "O importante é vacinar e continuar com medidas de distanciamento. Não podemos baixar a guarda porque pode chegar aqui no Ceará a variante delta, que já está no Brasil", alerta.

Desde o início da pandemia, o Ceará soma 887.774 casos confirmados de Covid-19 e 22.627 mortes pela doença. Os dados são do IntegraSUS, atualizado às 9h26min de ontem, 1º.

Foram registrados 1.794 novos casos e 56 novos óbitos em decorrência da infecção em relação à última atualização do dia anterior. Ainda de acordo com a plataforma, um dos óbitos inseridos ocorreu nas 24 horas antes da atualização.


Fonte: opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário