terça-feira, 16 de agosto de 2022

Após casos de presos lesionados, Corregedoria determina que unidades não recebam detentos sem exame de corpo de delito



A Corregedoria de Presídios de Fortaleza determinou, na sexta-feira (12), que as unidades prisionais não recebam detentos sem a apresentação de exame de corpo de delito, exame que aponta as condições da pessoa. Também fica proibido receber detento se o estado físico do preso estiver diferente do que consta no documento.

Conforme o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a determinação do corregedor de presídios da capital, juiz Raynes Viana, ocorreu após a diretoria Centro de Triagem e Observação Criminológica informar que recebe com frequência casos de presos lesionados sem o encaminhamento do referido laudo.

A medida também vale especialmente para a unidade Irmã Imelda e o Instituto Penal Feminino, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

“Tem-se que apresentação do laudo à unidade prisional de destino é relevante tanto para garantir a documentação correta do estado de integridade do detento quanto para viabilizar a correta apuração de eventual responsabilidade por agressões que possam vir a ocorrer”, ressaltou o juiz Raynes Viana na decisão.

No caso em que o estado físico do detento não esteja conforme as conclusões do laudo, o exame de corpo de delito deve ser repetido antes do ingresso no sistema prisional.

Segundo o Tribunal de Justiça, o descumprimento da medida é contrário ao acordado na reunião entre o Grupo de Monitoramento e Fiscalização de Fortaleza (GMF), a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, a Polícia Civil, Perícia Forense e Delegacia de Capturas (DECAP), em que foi determinada a disponibilização de acesso ao Sistema Integrado de Processos (SIP), para obtenção dos laudos de exames.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário