quinta-feira, 10 de junho de 2021

Cidades do Ceará adotam estratégias para cadastrar 3 milhões de pessoas para vacina contra Covid-19

 


A Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará projetou a imunização contra a Covid-19 em todos os cearenses entre 18 e 59 anos até agosto deste ano. No entanto, para que a vacina chegue ao braço da população, é necessário, primeiro, que este grupo tenha efetuado o cadastro do portal Saúde Digital. 

Atualmente, cerca de três milhões de cearenses - inseridos na faixa etária de 18 a 59 anos - ainda não se cadastram e, portanto, não estão aptos a se imunizarem.

O vice-presidente do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), Rilson Andrade, reconhece que o cadastro para "parte da população, sobretudo a que vive nas zonas rurais" é um desafio a ser superado e avalia que somente com um ação coordenada e intersetorial será possível contemplar todos os cearenses.

Para reverter este quadro e avançar no processo de cadastro deste público, municípios cearenses estão realizando uma série de estratégias que vão desde "cadastro itinerante" a distribuição de celular entre os agentes de saúde para que eles realizem o processo dos que não possuem acesso à internet. 

O representante do Cosems acrescenta a importância da atuação dos agentes de saúde e reforça a necessidade de outras ações, como divulgação massiva à população. Em Pindoterama, cidade da qual Rilson é secretário da Saúde, os postos de saúde possuem equipes cadastrando os moradores, assim como acontece nos locais de vacinação. 


Fonte: Diario do Nordeste 


Nenhum comentário:

Postar um comentário