terça-feira, 29 de junho de 2021

Fortaleza avança na vacinação, mas faltas de agendados podem gerar impacto econômico e sanitário



Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza, ficaram mais comuns as ausências de moradores que, embora estejam agendados para receber o imunizante, acabam não comparecendo ao local da aplicação. Epidemiologista avalia que essa ausência pode provocar efeitos econômicos e sanitários, postergando o retorno da normalidade e o controle da doença.

Os motivos podem ser vários, como a ausência de confirmação, impossibilidade de deslocamento ou até a própria saúde, uma vez que não é indicado pelas autoridades sanitárias que o cidadão se vacine enquanto esteja infectado.

Exemplo disso é que o recorde de vacinação diária, obtido pela cidade de Fortaleza no sábado (26), quando foram aplicadas as primeiras doses em 58 mil pessoas, poderia ter sido ainda maior. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) agendou a vacina para 71 mil pessoas; cerca de 13 mil não compareceram ao local indicado.

O epidemiologista e professor do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC) Luciano Pamplona lamenta as ausências e acredita que elas podem gerar impactos econômicos e sanitários.

"Essas faltas geram um impacto econômico porque a ação é feita em cima da quantidade de doses disponíveis e um impacto na saúde pública de adiar ainda mais a imunidade de rebanho (coletiva)".

Na avaliação de cientistas do mundo todo, os governos precisam imunizar completamente, pelo menos, 70% da população para garantir que o vírus não continue se espalhando rapidamente e as infecções entrem em decadência. Neste momento, seria atingida a imunidade coletiva ou de rebanho.

A fim de dar novas chances a quem perdeu a possibilidade de se vacinar no dia agendado, a Prefeitura de Fortaleza tem promovido dias de repescagem para os faltosos. "Estamos usando várias estratégias de comunicação, chamamos a atenção o tempo todo para a importância da vacina, que olhe nossas listas publicadas no site, faça pesquisa no Vacine Já, mas verifique e não perca essa oportunidade", afirma a titular da SMS, Ana Estela Leite.

Segundo a secretária, os dias de repescagem dependem da disponibilidade de doses e, quando um cidadão se ausenta da ida ao local de aplicação, o processo atrasa.

"No momento que há falta, que temos que fazer uma repescagem ou busca ativa dessas pessoas que não comparecem, a gente está perdendo a oportunidade de dar celeridade e mais rapidamente atingir esse público que representa 70% da população vacinada', ressalta Ana Estela.

Luciano Pamplona, porém, lembra que "há uns meses, a gente não tinha vacina suficiente e muita gente querendo. Hoje tem um número um pouco maior de vacinas e uma estrutura do SUS que pode ofertá-las". Segundo Pamplona, contudo, é preciso ampliar o escopo da vacinação, já que nem toda a população está cadastrada e, por isto, apta a receber os imunizantes.


Por Cadu Freitas, G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário