terça-feira, 22 de junho de 2021

Equipe médica dança 'túnel de São João' para celebrar alta de criança prematura internada em UTI no Ceará



Uma equipe médica resolveu comemorar a alta hospitalar de uma paciente recém-nascida com um túnel, tradicional passo de dança nas festas juninas. O momento aconteceu nesta segunda-feira (21), quando a criança prematura — que nasceu com 34 semanas — recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após ficar 16 dias.

A pediatra Renata Almeida explicou como surgiu a ideia de comemorar simulando uma festa junina. “A gente sempre faz o ‘São João da Neo’ [UTI Neonatologia], mas por conta da pandemia não estamos fazendo. E a tivemos a ideia de fazer uma quadrilha na hora da alta para poder comemorar a vitória dos prematuros e também para poder tirar a tensão que a equipe passa”, comenta a médica.

No vídeo, além de Renata, aparecem a bebê, a mãe, uma enfermeira, médico, técnico de enfermagem, fisioterapeuta e uma profissional dos serviços gerais. Após os dias entubada, a recém-nascida passou por outras etapas do tratamento até receber alta nesta segunda-feira.

“No começo foi muito difícil, mas eu fui me apegando com Deus e elas [da equipe médica] foram me dando esperança que daria certo; só que era bem difícil vê-la naquela situação porque ela passou uns dias entubada em estado muito grave”, revela a mãe da criança, Janaina Pequeno.

A dona de casa revela o sentimento após a alta da filha. “Gratidão a Deus primeiro por ele ter me dado força durante todo esse tempo e também à equipe do hospital porque minha filha foi muito bem cuidada durante a internação na UTI. A palavra que me define no momento é gratidão”, destaca Janaina.

“Ela nasceu prematura e ficou 'cansadinha', apresentou uma pneumonia. Ela ficou internada na UTI, precisou drenar o pulmão; passou de dois a três dias com esse dreno. Ela fez uso de antibiótico para tratar a pneumonia, tomou medicação porque a pressão dela estava muito baixa, mas graças a Deus, com a medicação e drenagem, ela foi melhorando”, complementa Renata.

A festa junina improvisada serviu para comemorar a alta e os resultados positivos no quadro de saúde. “Além dela ter nascido prematura, ela teve um problema no pulmão. Mas elas fizeram todo o procedimento, colocaram o dreno, e graças a Deus ela saiu do hospital sem nenhuma sequela”, agradece Janaina.


Por Samuel Pinusa, G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário