terça-feira, 22 de junho de 2021

Em três anos, 90% dos poços perfurados no Ceará não foram concluídos, e comunidades têm dificuldades de acesso à água



Entre 2018 e 2020, foram escavados 433 poços no Ceará, mas só 45 foram instalados, ou seja, cerca de 90% dos equipamentos não estão funcionando, de acordo com um levantamento exclusivo obtido pela reportagem. A responsabilidade para a instalação é realizada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O órgão foi procurado para esclarecer sobre o assunto, mas não se manifestou.

De acordo com o levantamento, em 2018, dos 259 poços cavados, apenas um foi instalado. No ano seguinte, das 46 perfurações, somente uma foi concluída. Já em 2020, dos 128 poços perfurados, 43 chegaram a ser instalados.

Para o professor de mecânica dos solos da Universidade Federal do Ceará (UFC), Antônio Miranda, uma alternativa para resolver o problema seria substituir poços por adutoras. "Onde a região metropolitana se estende mais para o interior e onde começam a aparecer as formações cristalinas, onde é mais difícil fazer o poço, valeria a pena se pensar na distribuição através de adutoras", explicou.


Por G1 CE



Nenhum comentário:

Postar um comentário