quinta-feira, 24 de junho de 2021

Foto da Nasa mostra iluminação noturna do Ceará vista do espaço



Uma imagem da Nasa mostra a iluminação noturna do Ceará e revela as maiores cidades do estado. A imagem foi feita pela agência especial americana em 2016 e divulgada nesta terça-feira (22) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A imagem capta as luzes das cidades cearenses e é possível identificar Fortaleza, Sobral, Quixeramobim e Iguatu. Outros pontos luminosos podem ser observados como em Aracati, Camocim, Baturité e municípios da Região da Ibiapaba como Ipu e São Benedito. Conforme a Funceme a imagem revela aspectos relacionados à densidade populacional e atividades econômicas.

De acordo com a Funceme, cientistas da Nasa construíram mapas da composição global das fontes luminosas artificiais em alta resolução durante o período noturno, anos 2012 e 2016.

Os mapas foram elaborados utilizando imagens do sensor VIIRS a bordo do satélite de órbita polar Suomi NPP. Para obter imagens tão nítidas da luminosidade noturna são empregadas técnicas de sensoriamento remoto no intuito de filtrar outras fontes de luzes dispersas.

Segundo o pesquisador Anthony Porfirio foi feito um Geotiff (base do mapa) é um arquivo georreferenciado, mas você precisa incluir, usando algum software de GIS, por exemplo, os limites geopolíticos e outras informações como queira.

"Nós fizemos a leitura da imagem do mosaico global e fizemos edições dos softwares adequados. Incluindo geopolítica e posição de alguns pontos de apoio e referência. A imagem original não vem com a geopolítica. Você vai incluindo camadas conforme você deseja", afirmou.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário