sexta-feira, 25 de junho de 2021

Vacina da Janssen começa a ser aplicada no Ceará neste fim de semana, diz secretário



A vacina da Janssen contra a Covid-19, que chegou em Fortaleza na manhã desta quinta-feira (24), deve começar a ser aplicada neste fim de semana, conforme informou o Secretário Estadual da Saúde, Dr. Cabeto, durante uma coletiva.

"A gente tem uma reunião na CIB (Comissão Intergestores Bipartite), entre hoje e amanhã, para a gente tratar da logística relativa a Janssen", disse Cabeto.

O avião que trouxe ao Ceará o primeiro lote de vacinas da Janssen contra Covid-19 pousou na capital cearense por volta de 11h50h. O voo também transportou uma remessa com 116.200 doses da CoronaVac. Há previsão que novas doses da Pfizer/BioNTech cheguem ao estado ainda nesta quinta.

De acordo com o secretário da Saúde, não há faixa etária específica para a vacina da Janssen ser aplicada. O imunizante necessita da aplicação em apenas uma etapa.

O governador Camilo Santana informou durante o evento que o Ceará deve receber no início de julho 183 mil doses da russa Sputnik V, que teve a compra excepcional liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"“Há uma previsão de chegar agora o início de julho. A gente teve uma reunião, são 183 mil doses para o Ceará", disse o gestor estadual.


Vacinação de adolescentes

Ainda segundo Dr. Cabeto, ainda não uma previsão para o início da vacinação de adolescentes no Estado. Apesar da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) já ter liberado o cadastro do público entre 12 e 17 anos para vacinação contra a Covid-19 na plataforma Saúde Digital.

“Nós vamos seguir o plano que foi estabelecido na Comissão Bipartite e vamos vacinar progressivamente até 18 anos. Somente após isso é que nós vamos seguir as outras faixas etárias. Poucas vacinas estão credenciadas para usar entre 12 e 18 anos. Por enquanto nós vamos dar prosseguimento ao plano de vacinação já estabelecido e já normatizado por esse critério", disse o secretário.

O secretário também informou que há a expectativa da cidade de Guaramiranga chegar a marca de 100% da população contra o novo coronavírus esta semana.

"O Ceará tem cada vez mais ampliado a capacidade de vacinação. Já têm alguns municípios que vão completar essa semana 100% da população vacinada. Guaramiranga no domingo fecha a vacinação de toda população destinada à vacinação".


Confirmação do primeiro lote

O governador Camilo Santana confirmou, no começo da manhã desta quinta, que o primeiro lote de vacinas da Janssen chegaria ao estado na manhã desta quinta-feira.

"Recebemos a confirmação do horário de chegada ao Ceará das 270.900 doses de vacinas contra a Covid. O primeiro lote da Janssen, com 61.100 doses, e as 116.200 doses da CoronaVac chegam nesta quinta-feira, às 11h50", publicou Camilo Santana.

Camilo também informou sobre um lote que deve chegar à tarde no Ceará. "Já as 93.600 doses da Pfizer vêm em voo previsto para pousar hoje às 15h40 no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Só descansarei quando todos os cearenses estiverem vacinados", complementou o governador.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário