segunda-feira, 28 de junho de 2021

Guaramiranga é a primeira cidade do Ceará a vacinar toda a população adulta contra a Covid-19



O município de Guaramiranga, cidade do Maciço de Baturité no interior do Ceará, se tornou, neste domingo (27), a primeira cidade cearense a vacinar toda a população adulta com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. A marca foi confirmada em um evento realizado pela Prefeitura da cidade e com a presença de representantes da Secretaria da Saúde do estado (Sesa).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada do município para 2020 era de 5.132 habitantes. No último censo, realizado em 2010, havia 4.164 pessoas morando na cidade. A Sesa informou que irá monitorar a eficácia da vacinação em Guaramiranga, uma vez que a totalidade da sua população está parcialmente imunizada.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Saúde do Ceará, Magda Almeida, que estava presente no evento, o município conseguiu aplicar os imunizantes em mais pessoas do que o previsto nos dados do IBGE, o que demonstra sucesso no cadastramento de cidadãos no site Saúde Digital, que gerencia os cadastros de todos os cearenses no processo de vacinação.

"É um dia de festa; uma festa contida por conta da Covid-19, mas a gente sabe que é possível vacinar até agosto toda a população adulta do Ceará. A gente precisa que os municípios, assim como Guaramiranga, tenham empenho no cadastro e na aplicação da vacina", disse a secretária.

No evento organizado pela Prefeitura de Guaramiranga, foram vacinados os últimos 18 jovens adultos com idade suficiente para receber a primeira dose de imunizante contra a Covid-19. Érica Martins era uma delas e disse ter ficado surpresa com a rapidez do processo.

"Fui surpreendida. A palavra hoje é de gratidão da nossa cidade ser contemplada com essa vacina. Estou muito feliz, assim como outros que também estão sendo vacinados. Lá em casa, só faltam os menores, mas, logo as vacinas também vão ser para pessoas entre 17 e 12 anos, e toda a família vai ser vacinada", afirmou.

Outro vacinado neste domingo, Caíque Franco ainda não sabe muito bem qual sentimento tomou conta de si após receber o imunizante. Se é felicidade ou gratidão, ele não sabe muito bem discernir, mas a surpresa é algo que não sai da sua cabeça.

"Eu não imaginava. Pensava que, na verdade, iria demorar muito tempo pra ser vacinado, que iria ser em setembro ou agosto e nem esperava que seria nesse evento. Foi uma grande surpresa e fiquei muito grato", apontou.

Conforme a Sesa, toda a população adulta do município irá participar de um inquérito, o qual avaliará a resposta imune e falha vacinal, através de sorologia, anticorpos neutralizantes e seguimento dos casos de RT-PCR positivos.

O município foi escolhido por estar nos critérios definidos pela Secretaria, com população inferior a 5 mil habitantes e mais de 100% deste grupo cadastrado no Saúde Digital (isto ocorre porque os dados do IBGE são de 2010).


Os critérios definidos pela Secretaria da Saúde foram:

  • População adulta inferior a 5.000 habitantes (IBGE, dados de 2010)
  • Percentual da população adulta cadastrada no Saúde Digital
  • Percentual da população adulta já vacinada

Por Cadu Freitas e Fernanda Aires, G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário