quarta-feira, 30 de junho de 2021

Ceará quer antecipar 2ª dose para professores e chamar 2,5 mil aprovados em concurso



O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que o estado avalia antecipar a aplicação da segunda dose para professores da rede estadual e acelerar o retorno às aulas presenciais. O governador divulgou a informação em entrevista à TV Verdes Mares nesta quarta-feira (30).

"Nossa meta é vacinar, por isso nós antecipamos a vacinação dos professores, priorizamos isso, e dos colaboradores da educação para que a gente possa retomar as aulas o mais rápido possível", disse.

"Mas queremos retomar com segurança, garantindo segurança aos profissionais da área da educação. Estamos com o diálogo, queremos ver se a gente antecipa a segunda dose agora em julho dos professores, estamos tratando isso com o secretário de saúde, doutor Cabeto, para que a gente possa a partir do segundo semestre retomar de forma gradua, com segurança, as aulas presenciais", completou.

O governador afirmou também que fará nesta quarta-feira o anúncio oficial de duas medidas voltadas para educação: ampliação do número de escolas em tempo integral e convocação de professores aprovados em concurso público.

O concurso abriu 5 mil vagas para professores; na edição desta quarta do Diário Oficial, será publicada a convocação de mais 2,5 mil profissionais.

"Vamos ampliar as escolas de tempo integral e o chamamento dos professores, vamos ampliar o número de escolas em tempo integral do Ceará. Vamos garantir que o nosso jovem fique o dia inteiro na escola, essa é uma política que queremos ampliar. Nossa meta é chegar a 50% das nossas escolas públicas de ensino médio em tempo integral."


Redução dos casos de Covid

No mais recente decreto em vigor no Ceará, foi liberado o funcionamento de feiras livres e aulas presenciais no ensino superior. Conforme Camilo Santana, o avanço na flexibilização da economia é possível devido à redução no número de mortes e de novos casos da Covid-19.

Conforme afirmou à TV Verdes, com a vacinação, o controle da pandemia deve ocorrer de forma sustentável.

"A vacinação é a grande diferença da primeira onda pra segunda onda, que foi uma variante mais agressiva, pegou uma população mais jovem. Com a vacinação, a tendência é que continuem em queda o número de casos, número de mortes e busca assistencial. A expectativa dos especialistas, se não aparecem novas variantes, vamos atravessar essa crise, como já vimos em vários países. A tendência é que, continuando dessa forma, acelerando o processo de vacinação."

A média móvel de mortes e casos de Covid-19 no Ceará caíram nas últimas semanas e, nesta segunda-feira (28), chegou a menor índice desde 2 de março. Conforme dados do consórcio de veículos de imprensa, a média móvel de óbitos pela doença nesta segunda foi de 42 mortes; em 2 de março foram 39 mortes.


Outras informações da entrevista do Camilo Santana à TV Verdes Mares:

  • Novas doses da AstraZeneca e Pfizer: O Ceará recebe nesta quarta-feira 86 mil novas doses da AstraZeneca e 56 da Pfizer, o que deve impedir a falta das doses destinadas à primeira dose em Fortaleza.

  • Desenvolvimento da vacina da Uece contra a Covid: os testes em pessoas devem começar até o fim de 2021, caso a universidade obtenha aprovação da Anvisa. O objetivo, segundo o governador, é ter reserva da vacina caso sejam necessárias futuras doses para garantir a imunidade contra a doença.

  • Equipes do Raio: 24 bases do Raio devem ser instaladas no Ceará até o fim de 2022, com parte delas concluídas ainda neste ano.

  • Chegada da vacina Sputnik V: a vacina russa contra a Covid-19 deve chegar ao Ceará "nos primeiros dias de julho".

Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário