segunda-feira, 12 de julho de 2021

Guarda-vidas salvam 13 banhistas de afogamentos em diferentes pontos da Praia do Futuro, em Fortaleza



Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Ceará salvaram 13 banhistas de afogamentos em diferentes pontos da Praia do Futuro, em Fortaleza, somente neste sábado (10). Além dos resgates, os bombeiros também auxiliaram uma criança e uma idosa de 76 anos, que estavam perdidas, no encontro com os familiares.

O primeiro resgate, segundo os bombeiros, aconteceu por volta das 12h45. Na ocasião, cinco pessoas, sendo três crianças e dois adultos foram retiradas do mar. Entre os resgatados estão três cearenses, com idades de 6, 11 e 43 anos, e dois turistas de Teresina, de 5 e 32 anos.

Por volta das das 13h15, duas crianças, de com idades de 10 e 12 anos, residentes em Limoeiro do Norte e um turista de 14 anos de São Paulo foram resgatados em outro ponto da praia.

Cerca de 30 minutos depois, três adultos, entre eles dois paulistas, também tiveram que ser retirados do mar. O último resgate aconteceu por volta das 14h15, as vítimas eram dois turistas de Manaus.


Ações

Conforme o Corpo de Bombeiros, somente neste sábado foram realizadas 616 ações de prevenção junto aos banhistas de Fortaleza e Caucaia, na Região Metropolitana.

Além disso, os bombeiros contaram também com o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para a praia ser liberada, evitando possíveis aglomerações e reduzindo o número de banhistas na faixa de areia.

O Corpo de Bombeiros reforça ainda a necessidade de manter os cuidados para evitar a propagação do coronavírus na praia. Usar máscara, manter o distanciamento e lavar as mãos sempre que possível.


Prevenção

O Corpo de Bombeiros orienta os banhistas sobre os cuidados que devem ser tomados ao entrar no mar. É importante que o banhista procure a orientação dos guarda-vidas, que ficam de prontidão nos postos da orla marítima cearense. Eles orientam quais os melhores locais para o banho em segurança e quais áreas de correnteza devem ser evitadas. Os responsáveis pelas crianças devem redobrar a atenção, como não deixar que os pequenos entrem no mar sem a supervisão de um adulto.

Se for consumir bebida alcoólica, os bombeiros recomendam que o banhista não entre no mar, já que a substância altera a percepção e a capacidade de discernimento do indivíduo.

Em todas as ocorrências de afogamento, o Corpo de Bombeiros do Ceará deve ser acionado imediatamente. Mesmo que o banhista saiba nadar, ele corre o risco de se encontrar na mesma situação de uma vítima de afogamento. Procure os guarda-vidas na praia ou ligue para o número 193.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário