terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Ceará tem chuva de 160 milímetros no primeiro dia de verão



O município de Brejo Santo, na Região do Cariri do Ceará, registrou chuva de 160 milímetros entre segunda-feira (20) e terça-feira (21), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A data marca o primeiro dia de verão no hemisfério sul da Terra. A estação é mais chuvosa no Ceará.

Houve chuva forte também em Porteiras (82 milímetros), Salitre (66 milímetros), Jardim (64 milímetros), Jati (62) e Missão Velha (50 milímetros). Houve chuva em 52 dos 184 municípios do estado.

No fim de semana, a Região do Cariri também concentrou as principais precipitações do estado. Choveu em pelo menos 17 municípios no intervalo entre sábado (18) e domingo (19).


Previsão para os próximos dias

Segundo a Funceme, o Cariri e o Sertão Central e Inhamuns apresentam alta possibilidade (de 40 a 70%) de precipitação. Há ainda chances de registros na Ibiapaba, mas em menor probabilidade.

As chuvas esperadas para o sul do Ceará deverão seguir por toda terça-feira, quando a faixa litorânea e ainda o Maciço de Baturité também passarão a apresentar condições mais favoráveis.

Para quarta-feira o indicativo é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com alta possibilidade de chuva no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, no Maciço de Baturité (entre madrugada e manhã), no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns (entre tarde e noite).

As precipitações previstas para os próximos dias deverão ocorrer em virtude de áreas de instabilidade oriundas do oceano, além dos efeitos locais, como o aumento da umidade, temperatura e relevo poderão contribuir.


Chuvas da pré-estação

Os meses de dezembro e janeiro marcam a pré-estação chuvosa no Ceará. Como o próprio nome diz, ela antecede o principal período de chuvas no Estado, que vai de fevereiro a maio. A previsão é de poucas chuvas no início desse período.

De acordo com dados da Funceme, a média para o bimestre é de 130,3 milímetros, sendo 31,6 mm correspondentes às chuvas em dezembro e 98,7 mm, em janeiro. A qualidade das precipitações nesta época não tem relação com o resultado dos meses seguintes, como explica a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

"Uma boa pré-estação chuvosa não significa necessariamente uma boa estação chuvosa. Um exemplo recente. Janeiro de 2016. Muita chuva aqui no Ceará. Isso é um exemplo que chuva em pré-estação não significa necessariamente uma boa estação chuvosa", afirmou.
Entre o fim e o começo no ano, as precipitações costumam ser decorrentes da influência de frentes frias que alcançam o Estado da Bahia e provocam formação de áreas de instabilidade e nuvens de chuva, principalmente, no sul do Ceará, por isso, as chuvas no Cariri costumam iniciar no mês de dezembro.

Além das frentes frias, o período também é caracterizado pela atuação dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs) e dos Cavados de Altos Níveis (CANs), que dependendo do seu posicionamento provocam chuvas no Ceará.

"São as primeiras chuvas que antecedem a estação chuvosa principal que começa em fevereiro. A pré-estação chuvosa para nós significa dezembro e janeiro. Começa pela Região do Cariri do Ceará. As chuvas deste período elas são provocadas por vórtice ciclônicos de altos níveis e também presenças de frente fria".
Durante a quadra chuvosa, o principal sistema indutor de chuvas no Ceará é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A ZCIT são nuvens que circundam a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário