quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

'Meu primeiro Natal': recém-nascidos internados participam de sessão de fotos com tema natalino em hospital de Fortaleza



Bebês recém-nascidos, em sua maioria prematuros, internados no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, ganharam nesta terça-feira (21) uma sessão de fotos temática para registrar o primeiro Natal de suas vidas. O momento, registrado voluntariamente pelo fotógrafo Sândalo Costa, foi uma forma de deixar uma lembrança para as mamães que, por enquanto, ainda não podem levar os pequenos para casa.

“É uma satisfação poder deixar como lembrança fotográfica desse momento que vai passar. Sou muito grato pela confiança em mim depositada para fazer esses registros”, declarou o fotógrafo profissional especializado em fotos de gestantes e infantil. O tema escolhido para a sessão de fotos foi "Meu primeiro Natal".

Para a psicóloga Isabelle Costa, todo esse engajamento tem o papel de estimular e proporcionar o bem-estar e a saúde emocional da família, além de valorizar os pequenos pacientes e suas mães. De acordo com ela, a ação também busca trazer essa adaptação da vida que é constituída dentro do ambiente hospitalar.


“É de grande importância para promover o vínculo entre mãe e bebê. É o primeiro Natal da vida dessa criança. Nada melhor do que ter um registro que simboliza essa data, celebrada na maioria das famílias”, ressalta.

Para a sessão, as mamães usaram gorrinhos de Natal. Alguns bebês puderam posar no colo delas. Aqueles que estavam na incubadora foram clicados com toda segurança em seus leitos. A iniciativa contou com o apoio do setor de psicologia do hospital. As imagens vão ser entregues posteriormente a cada uma das mães.

Na opinião da coordenadora de enfermagem do Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico (Cetip), Yohanna Monteiro, o momento faz muita diferença na vida das mães, que passam boa parte do tempo acompanhando a evolução dos seus filhos. Segundo a profissional, o acolhimento e a união da equipe para que tudo desse certo foi fundamental.

“O primeiro Natal do bebê é muito importante para a família. A gente pensou nessa ação para registrar o primeiro Natal desse bebê. Infelizmente, ele não vai poder estar em casa, mas a mãe vai ter essa fotografia para lembrar na memória o primeiro Natal que ela passou com o filho”, pondera Monteiro.

“É uma data comemorativa muito importante, o nascimento de Jesus Cristo, totalmente dentro do contexto que essas mães vivem: o nascimento de um filho, a chegada da esperança. Pensamos nessa campanha para valorizar a questão da família e humanizar a equipe que se mobilizou”, pontuou a coordenadora.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário