quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Família diz que idoso aparece na lista de vacinados contra Covid em Juazeiro do Norte sem ter recebido a dose



Parentes de um idoso que não recebeu a vacina afirmam que o familiar está na lista de pessoas já vacinadas contra a Covid-19 em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. Uma lista divulgada pela prefeitura mostra o nome do senhor Donizete, de 86 anos, inclusive com assinatura. A família, no entanto, afirma que ele nunca recebeu a aplicação.

"Consta no sistema da Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte uma assinatura do meu pai, na qual ele tinha recebido a vacina. Porém essa assinatura não condiz com ninguém, a cuidadora dele, os filhos... não condiz a nenhum. A gente sabe que já vai vir a primeira dose e ele não tomou nem a primeira", relata o filho, Arlindo Donizete.

A coordenadora de imunização de Juazeiro do Norte, Ana Paula Ribeiro, afirma que pode ter havido um erro na assinatura do documento.

"Os erros humanos que porventura venham a ser digitados pelo não uso da vacina e colocou, esses são corrigidos. Só quero esclarecer, que a partir de agora, o Ministério da Saúde otimize uma plataforma de informação sobre a imunização contra a Covid."


Vacina prometida e não recebida

Outros moradores da cidade afirmam que foram cadastrados para receber a vacina, chegaram a receber visita de profissionais para realizar um cadastro, mas nada da vacina até o momento. Conforme as denúncias, a Secretaria chegou a afirmar que eles já tinham a vacina garantida, que nunca foi aplicada.

"Na ocasião do cadastro me falaram que as vacinas já estavam à disposição, havia um lote reservado. Todavia, a informação que obtivemos foi que não há mais vacinas. Onde estão as vacinas para idosos de Juazeiro?", questiona Emanuela Mariano.

Juazeiro do Norte recebeu 1,7 unidades destinadas a idosos. A vacinação contra a Covid-19 para idosos foi suspensas em Juazeiro do Norte por falta do imunizante. As últimas doses disponíveis na cidade foram aplicadas em profissionais da saúde.

Segundo a Prefeitura de Juazeiro do Norte, cerca de 18% dos idosos foram vacinados na cidade e é aguardada a chegada de mais unidades para dar continuidade à campanha. A prioridade, segundo o município, é para idosos acamados ou que vivem em abrigos.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário