sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Sete pacientes que utilizaram capacete Elmo no Hospital São José, em Fortaleza, já receberam alta

 


Metade dos pacientes que utilizaram o capacete Elmo no Hospital São José, em Fortaleza, já receberam alta médica. A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) nesta quinta-feira (18). Até o momento, o equipamento de respiração artificial foi utilizado em 14 pacientes, sendo que sete deles já receberam alta hospitalar.

Um dos pacientes do grupo que utilizou o capacete no Hospital São José, o motorista João Vagnaldo da Silva, 40 anos, permaneceu internado na unidade por dez dias e relata ter se sentido melhor após a terapia com o Elmo, que durou cerca de uma semana. "Eu me recuperei rápido por conta do Elmo. Quando eu passei a usar o capacete, já me senti bem melhor", conta João. Ele recebeu alta hospitalar em 1º de fevereiro e já retomou as atividades do dia a dia.

O Elmo também fez parte do tratamento de Stephane de Oliveira Saraiva, 21 anos. Ela deu entrada no Hospital São José em 31 de dezembro e recebeu indicação para usar o aparelho já no dia seguinte. Depois de duas horas com o Elmo, ela apresentou melhora no padrão respiratório e aumento do nível de oxigênio no sangue.

"Como eu estava com medo, não queria de jeito nenhum colocar, mas o doutor me convenceu. Eu achei muito tranquilo. Só tenho a agradecer pelo atendimento que recebi da equipe", afirma. Com a evolução, a jovem pôde retornar para casa no dia 6 de fevereiro.

Uma das profissionais que acompanhou os pacientes João Vagnaldo e Stephane de Oliveira, a fisioterapeuta Carolina do Vale acredita que o Elmo tenha sido fundamental para recuperação dos pacientes.

"Hoje já temos vários exemplos de pacientes que obtiveram alta graças à terapia e, também, ao empenho e dedicação da nossa equipe de fisioterapia. Em alguns casos, são pacientes com alto risco de evoluir para ventilação invasiva, mas que responderam muito bem ao Elmo e às nossas condutas", explica.


Por Alessandro Torres, Paulo Martins e Isayane Sampaio, G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário