quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Governo do Ceará tenta negociar vacina russa Sputnik por meio do Consórcio Nordeste, diz Camilo



O governador do Ceará Camilo Santana (PT) afirmou nesta quarta-feira (24) que está tentando adquirir de forma direta com diversos laboratórios doses da vacina contra a Covid-19 para o estado. A vacina russa Sputnik é uma das quais o chefe do executivo cearense busca trazer, por meio do Consórcio Nordeste.

"Informo aos cearenses que, desde o ano passado, temos conversado com diversos laboratórios para a aquisição direta de vacinas, caso o Plano Nacional de Imunização não seja suficiente. [...] Além disso, por meio do Consórcio Nordeste, estamos em tratativas com o fabricante da vacina Sputnik, da Rússia. Não vou descansar um minuto até que todos os cearenses estejam imunizados", escreveu o governador em uma publicação nas redes sociais.


Ceará recebe quinto lote de vacinas contra a Covid-19

Camilo ressaltou que está em contato com o Ministério da Saúde para que "as vacinas contra a Covid sejam enviadas o mais rápido possível e em grande quantidade para os estados".

Enumerou ainda outros laboratórios com quem tem tentado conseguir novas doses de imunizantes para o Ceará. "Enviamos ofício para a Pfizer; assinamos memorando de entendimento com o Instituto Butantan; temos conversado constantemente com a Fiocruz; e feito contato com laboratórios chineses que têm produzido o imunizante", diz.


Retomada da vacinação

Uma nova remessa do imunizante Oxford/AstraZeneca, com 80.500 doses, chegou no fim da manhã desta quarta-feira (24) ao Ceará. As 49.200 doses de CoronaVac devem chegar até o fim de semana com data e horário ainda a serem confirmados pelo Governo Federal, segundo o governador Camilo Santana (PT).

Ao todo, o Ceará deverá receber 129.700 doses de vacinas para aplicação nos grupos prioritários. Atualmente, Fortaleza está vacinando apenas profissionais da saúde em suas segundas doses.

De acordo com a coordenadora das regionais de saúde de Fortaleza, Fabiana Sales, em transmissão ao vivo por redes sociais nesta quarta-feira (24), "a partir do momento que estivermos com essas doses na nossa rede de frios, já estamos com estratégias para alcançar o maior número de pessoas vacinadas da primeira fase da campanha", disse. A prefeitura ainda não divulgou quando vai retomar a vacinação em 1ª dose nem se os locais de imunização vão ser os mesmos.

No balanço diário da Prefeitura de Fortaleza, o número de vacinados com a primeira dose se manteve nos 115.442 anunciados nessa terça-feira (23). Já em segunda dose, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já conseguiu atingir 34.999, sendo 3.080 trabalhadores da linha de frente contra o coronavírus imunizados apenas ontem.

Fabiana Sales ainda afirmou que os idosos que perderam o dia do agendamento para receber o imunizante terão um novo dia de "repescagem". Contudo, isso só irá acontecer quando os novos lotes chegarem ao Ceará.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário